Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Jovem que criou solução para água alcança valor para estudar no MIT

Redação iBahia • 22/07/2016 às 13:18 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

anna.jpg

Anna Luisa Beserra, estudante do terceiro semestre de biotecnologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba), será a representante brasileira no Global Entrepreneurship Bootcamp, evento dedicado a treinar jovens empreendedores sociais em todo o mundo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. A jovem foi selecionada devido ao seu projeto voltado para o tratamento de água em localidades de baixa renda.

A conquista veio depois de uma campanha realizada com o apoio da comunidade soteropolitana e empresários locais para arrecadar os R$ 30 mil necessários para que a jovem participasse do evento. O valor é referente a taxa para participar do Bootcamp, passagens e hospedagem. Ao total, Anna Luisa obteve R$ 26 mil apenas com doações diretas.

“Ela chegou a iniciar campanha num site de crowdfunding, mas o valor não era suficiente e, além disso, ela não conseguiria sacar o dinheiro a tempo para se inscrever e participar do Bootcamp, por isso a AJE Bahia mobilizou seus associados, empresários e entidades de classe empresarial a doarem. Essa participação feita diretamente pelos doadores com certeza foi o fator decisivo”, aponta João Pedro Bahiana, presidente da Associação de Jovens Empreendores (AJE-Bahia), entidade que apoiou e divulgou a campanha entre os empresários baianos.

A jovem estudante de 18 anos é responsável pela fundação de startup de impacto socioambiental. O projeto, chamado Safe Drinking Water For All – SDW, tem como principal objetivo levar melhores soluções no tratamento da água, principalmente para comunidades carentes do sertão nordestino, e consiste num dispositivo de desinfecção solar da água, sem o uso de substâncias químicas.

O protótipo capta a água armazenada na cisterna e a expõe ao sol, pelo tempo determinado por um sensor ultravioleta (UV), para que aconteça a desinfecção da água. Após transcorrido o tempo (cerca de três horas), o sensor emite um alarme para o usuário. A água coletada pode ser da chuva, de poços ou rios.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade