Saúde

Laboratório publica comunicado sobre recall de lote de remédio para hipertensão

Uso da série do medicamento deve ser imediatamente interrompido

Agência O Globo

oi publicado nesta quarta-feira, em jornais de grande circulação no país, um comunicado de alerta à população referente ao recolhimento do lote 38736, com validade de dezembro de 2017, do produto Atenolol comprimido de 25 mg. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização do lote do medicamento genérico, fabricado pela empresa Vitamedic Indústria Farmacêutica Ltda. Como determina o procedimento de recall, a Vitamedic publicou o comunicado e tem por objetivo alertar a população. De acordo com a empresa, o uso do referido lote deve ser imediatamente interrompido.

De acordo com laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias/FUNED, o lote do medicamento para hipertensão arterial 38736 apresentou resultado insatisfatório no ensaio de dissolução, ou seja, os valores de dissolução abaixo da especificação sanitária. Assim, determinou-se que a empresa Vitapan promovesse o recolhimento do estoque existente no mercado, relativo ao lote do genérico.

A Vitamedic solicita que os consumidores que possuam este lote devem devolvê-lo ao local de aquisição ou entrar em contato através do telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente — 0800 622929 — para quaisquer informações ou pelo e-mail sac@vitamedic.ind.br.

Em seu comunicado, a empresa salienta que o recolhimento se restringe ao lote relacionado, não colocando em risco a qualidade de qualquer outro produto ou lote fabricado pela Vitamedic.