Literatura

Lançamento do livro 'Bahia Litoral 932' acontece nesta quarta (23) em Salvador

Evento acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a partir das 19h

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O fotógrafo baiano Nilton Souza lança seu quinto livro: Bahia Litoral 932 nesta quarta-feira (23) em Salvador. O evento acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a partir das 19h. Dentre as imagens do livro, a fotografia da página 133, em que é possível ver uma família atravessando a Lagoa do Cassange, já rendeu uma Menção Honrosa para Nilton no International Color Awards.

De acordo com a Costa baiana, a obra reúne mais de 260 fotos aéreas organizadas e dividida em Coqueiros, Baía de Todos os Santos, Dendê, Cacau, Descobrimento e Baleias. Para cada uma dessas zonas turísticas, um texto de apresentação preparado pelo jornalista Flávio Novaes, que escreve um pouco da história de cada lugar.

Já a parte ecológica - como os Cordões Litorâneos, os Manguezais e os Recifes de Coral - fica por conta de Danilo Lima, Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ecologia. Com diagramação de Luciano Freaza, a edição geral do livro foi feita pelo próprio fotógrafo Nilton.

Além de Bahia Litoral 932 apresentar os textos em três idiomas: português, inglês e espanhol, consta nele ainda as coordenadas geográficas de onde Nilton fez as fotos. Ele conta que fotografou da divisa da Bahia com Sergipe até a divisa da Bahia com Espírito Santo, e sobrevoou a Baía de Todos os Santos, atento às fases da Lua para capturar marés limpas e condições climáticas para obter céu azul.

"Um livro que, mesmo antes de lançar, já vendi quase 500 exemplares, inclusive para um cliente que ofereceu de brinde para Bill Clinton", afirma o fotógrafo, segundo a nota. Nilton voou sob o Litoral da Bahia com helicóptero para fazer a maioria das fotos, mas utilizou o Drone para duas.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro Bahia Litoral 932 do fotógrafo Nilton Souza
Quando: 23 de maio de 2018, das 19h às 21h
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade. Próximo ao Center Lapa e ao lado do Gabinete Português de Leitura.
Quanto: R$ 120 (preço especial para o dia do lançamento)