Arte e Decoração

Lavanderia decorada e personalizada: a nova febre na decoração da casa

O cômodo é super importante na casa e pode ter um clima descontraído, com móveis legais e acessórios práticos que facilitem as tarefas diárias

- Atualizada em

Dino


A Área de Serviço como era conhecida antigamente, ampla e espaçosa, tem ficado no passado. Por isso mesmo, organizar e otimizar a sua lavanderia é essencial para um resultado harmônico com o resto da casa. Se este é o seu caso, optar por módulos que sejam a extensão dos móveis da cozinha pode ser ideal, assim você mantém o padrão visual e a qualidade enquanto ganha em praticidade e economia que só as linhas de modulados podem garantir.


A melhor solução para otimizar ambientes é usar móveis funcionais. Projetado para facilitar as tarefas do dia-a-dia deixando todos os objetos necessários sempre à mão. Confira essas dicas: produtos de limpeza devem estar organizados e ao alcance, por isso armários aéreos e prateleiras próximos ao tanque ou máquina são ótimas escolhas. Móveis multiuso ajudam na destinação das roupas sujas e passadas, assim como as vassouras e rodos já tem locais privilegiados nos móveis ideais para a lavanderia.Hoje em dia dispomos de inúmeros recursos para customização e decoração dos ambientes, inclusive da lavanderia! O uso da imaginação é indispensável na decoração de ambientes, principalmente um como este, que pode adquirir perfil irreverente e divertido dependendo das escolhas de materiais, móveis, cores e acessórios.


A falta de espaço também deixou de ser um fator muito agravante na decoração deste ambiente, já que hoje em dia dispomos de eletrodomésticos mais compactos e eficientes. Para manter tudo em seu lugar e ao mesmo tempo preservar o fator decorativo do ambiente quando o mesmo tem uma área limitada, podemos fazer uso de móveis embutidos, já dotados de tábuas de passar roupas que podem ser dobráveis ou guardadas dentro do próprio móvel. Uma idéia moderna é organizar uma lavanderia vertical, dispondo de tudo dentro de um armário, incluindo sua lavadora e secadora.  Algumas dicas podem ser levadas em conta na hora de decorar este ambiente, tais como: Cores fortes são bem-vindas no ambiente (seja na pintura da parede ou na cor da máquina de lavar roupa/secadora, no uso de azulejos); instale armários para guardar eletrodomésticos, rodo e vassoura (na falta de opção, pendure-os em ganchos, escada multiuso e tábua de passar (se não for possível, esconda-a atrás da porta); faça uso de pastilhas de revestimento, elas são divertidas e de fácil manutenção/limpeza; ganhe espaço de circulação encostando armários, secadora e máquina de lavar na parede; Instale uma arara perto do local usado para passar a roupa, assim ela não chega amarrotada nos armários; Posicione os varais próximos as janelas, para que as roupas sequem mais rápido; Faça uso de quadrinhos decorativos, flores, papéis de parede, tudo vale para alegrar o ambiente e quebrar um pouco da velha sobriedade da lavanderia toda branca. Use varais embutidos na parede e/ou dobráveis, eles economizam espaço e não prejudicam a estética do ambiente.


Para as bancadas, cores escuras são a melhor escolha, já que lidamos com produtos químicos que facilmente manchariam superfícies claras se por acaso fossem derramados. Bancadas de mármore ou pastilhas são muito práticas na hora da limpeza, fora a durabilidade que proporcionam. O piso também é importante, aposte em cerâmica ou porcelanato, fique longe de madeira e laminados, por não serem tão resistentes a água e produtos químicos. Faça uso de armários, nichos, caixas, prateleiras, tudo para deixar suas roupas organizadas! O ideal é que os móveis sejam instalados a 20cm do chão, para evitar o constante contato com água, também é recomendável que sejam revestidos com fórmica, para maior durabilidade.


Uma outra idéia seria o uso de madeira de demolição para a construção de prateleiras e detalhes que não estão sujeitos ao contato constante com água. O uso rústico da madeira, pode contrastar de maneira muito interessante com a modernidade dos eletrodomésticos, dando um ar divertido a decoração deste local tantas vezes esquecido. Porém, um ambiente bem decorado nada é sem organização! Que tal usar caixas diferentes, sejam elas coloridas, de formatos diferentes ou materiais diversos para guardar os materiais de limpeza e miudezas como pregadores? Etiquete as caixas para deixar bem claro seu conteúdo, facilitando o uso de cada coisa na lavanderia, e tornando este ambiente muito mais agradável visualmente.