Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Lazer em casa: veja dicas de como montar um bar em casa

É preciso analisar as necessidades dos moradores para criar um projeto definindo, por exemplo, se o bar será amplo ou compacto e qual o estilo mais adequado de acordo com o perfil da casa

Redação iBahia • 13/12/2020 às 16:46 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Que tal ter um cantinho especial para reunir a família e os amigos? Você pode fazer um barzinho. Seja com a ajuda de um aparador ou de uma adega superequipada você pode montar um espaço para organizar taças, copos e bebidas, de preferência na área social da casa. Para de ajudar nesta tarefa, a designer de interiores Giseli Koraicho, à frente da Infinity Spaces, separou algumas dicas.
Para começar, é preciso analisar as necessidades dos moradores para criar um projeto definindo, por exemplo, se o bar será amplo ou compacto e qual o estilo mais adequado de acordo com o perfil da casa. “Também é importante observar a incidência de luz natural, pois ela tende a degradar algumas bebidas, principalmente o vinho. Assim, é necessário evitar áreas próximas de janelas ou providenciar uma barreira contra o sol, que pode ser um móvel, cortina ou divisória”, revela a designer.
Aliar estética e praticidade é fundamental para que o ambiente traga a personalidade dos moradores sem deixar de lado a funcionalidade do espaço. Também é importante que os móveis e acessórios sejam colocados de forma organizada e planejada. “Isso facilita a rotina dos moradores, que encontram todos os recursos necessários em um único lugar, além de ficar esteticamente agradável”, complementa Giseli.
Projeto Infinity Spaces | Foto Dotta
Composição do espaço
A escolha dos móveis depende muito da área disponível, necessidade e preferência dos moradores, afinal, é possível utilizar desde a marcenaria planejada para a criação de projetos exclusivos até móveis prontos, caso o desejo é por praticidade. “Os móveis planejados possibilitam a personalização de tamanhos, formatos e acabamentos. Elementos como prateleiras, nichos, painéis, suportes e bandejas também podem fazer parte da composição e ajudam a deixar o ambiente organizado”, conta a designer de interiores.

Para compor a decoração não existe uma fórmula exata, pois tudo vai depender do estilo a ser escolhido. “Itens como espelhos, esculturas e placas temáticas arrematam a composição e definem uma atmosfera divertida, ideal para os momentos de confraternização”, diz Giseli. Uma dica é aproveitar os utensílios também como itens decorativos, por isso, e investir em peças com visual interessante. Medidores, saca-rolhas, facas, pilão, tábua de corte são ótimos para compor o visual. “Invista em copos com formatos diferentes, embalagens raras e taças grandes que chamam a atenção, esses são ótimos artigos para exibir”, completa Giseli.

Para quem tem pouco espaço disponível, uma ótima alternativa é usar uma mini adega inserida na marcenaria planejada, ter uma bandeja em cima é um ótimo apoio para as garrafas, copos e taças.
Qual estilo escolher?
O que irá influenciar o estilo do bar é a decoração do restante da casa, afinal, é recomendado combiná-lo com os demais cômodos sociais, para manter o padrão e a paleta única de materiais e cores. “O bar pode apresentar qualquer estilo de decoração, moderno, clássico, despojado, rústico, temático. O importante é aproveitar o espaço e deixá-lo com a cara e o estilo do cliente, assim como conversar com o restante da decoração da casa”, pontua a designer de interiores.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração