Literatura

Leitura: confira dicas para estimular a prática nas crianças

Atividade pode se tornar parte da rotina familiar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A leitura é um hábito saudável e extremamente importante para o desenvolvimento da criatividade das crianças. Além dos pequenos adorarem histórias contadas, este pode ser um momento importante para criar estreitar os vínculos familiares. 

Para incentivar a prática, é interessante separar um momento na rotina e promover um espaço aconchegante para leitura em casa. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança para a “leitura” não se tornar “obrigação”.

Confira algumas dicas listadas por Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

  • Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança

Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes e compartilhe opiniões. A criança precisa se sentir parte deste momento.

  • Seja exemplo

Os filhos seguem os exemplos dos pais, eles aprendem pelo exemplo. Ver adultos lendo ajuda a tornar o comportamento de leitor mais natural e familiar.

  • Dê acesso aos livros

Vale comprar livros, pegar emprestado ou simplesmente deixar os livros ao alcance da criança. Dessa forma, ela não dependerá de uma outra pessoa para ler e o hábito se tornará mais natural.

  • Converse sobre os livros

Após o momento de leitura, aproveite para trocar ideias e impressões sobre a história. Os livros podem até virar assunto da família, assim como as notícias ou programas de televisão.

  • Torne este momento prazeroso para todos

O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história, por exemplo.

  • Associe a leitura com outras atividades de rotina

Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.