Moda e Beleza

Lente contato dental: saiba quais são os riscos do procedimento

Procedimento pode ser feito em qualquer idade e tempo desde que sob indicação de um especialista

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A busca por um sorriso perfeito pode trazer vários riscos à saúde bucal. Antes de entrar na moda das lentes de contato dentários, você precisa do diagnóstico de um dentista. As lentes são laminadas de porcelana ultrafinos e exigem um desgaste dentário mínimo ou nulo.

Foto: divulgação

De acordo com o dentista Ezemir Guimarães, da Hapvida, a pessoa não deve fazer o procedimento visando apenas o lado estético. Confira as orientações do profissional:

- Riscos

Os cuidados sobre higienização de reabilitações com lentes de contato dental devem sempre ser maiores que o cuidado com dentes naturais. A relação entre paciente e profissional deve ser muito próxima para que ambos entendam do processo que está sendo executado.

Vale destacar que procedimentos mal conduzidos ou mal indicados ficam muito mais propensos às falhas. Defeito na interface de cimentação, seleção inadequada do cimento utilizado, desajuste oclusal, traumas, doença periodontal pré-existente, por exemplo, são fatores que conduzem ao insucesso do procedimento.

- Dicas de conservação


Depois da instalação, a pessoa deve fazer visitas periódicas semestrais para revisão de procedimentos. O uso de fita dental é recomendado, assim como a observação se não existem quadros de bruxismo, apertamento dentário, ou hábitos parafuncionais que promovam atrição indevida. Quando observado estes quadros é necessária uma intervenção imediata de forma preventiva.

- Não é indicado

As lentes de contato dental não são recomendadas para pacientes com má oclusão ou ausências dentárias.

- Idade ideal

Não se define o uso de lentes de contato dentária por idade cronológica. A indicação de lentes deve ser em observação à necessidade de correção de alguma desordem estética, seja por alteração de cor ou forma. O procedimento pode ser feito em qualquer idade e tempo desde que sob indicação de um especialista.