Saúde

Lente de contato: Veja dicas para seu Halloween não virar um pesadelo

Uso incorreto de lentes de contato como acessório do look pode trazer sérios danos para os olhos, desde alergias até graves infecções

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para comemorar o Halloween, que acontece nesta terça-feira (31), muitas pessoas investem em fantasias e maquiagens de terror super elaboradas. As lentes de contato decorativas se tornam itens essenciais para dar um toque especial ao visual. Porém, o seu uso deve ser feito tomando algumas precauções.

Lentes coloridas são comuns na montagem das fantasias (Foto: Divulgação)

De acordo com a oftalmologista Fabiola Gavioli, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o uso incorreto de lentes de contato como acessório do look pode trazer sérios danos para os olhos, desde alergias até graves infecções. Para evitar complicações, a especialista listou cinco cuidados imprescindíveis. Confira: 

1- Verifique a procedência

Só compre lentes de contato em estabelecimentos especializados em produtos oftalmológicos. Vale ainda ficar atento a identificação na embalagem com relação ao fabricante e a data de fabricação. 

2- Evite o compartilhamento 

As lentes de contato são de uso individual, logo não devem ser emprestadas e nem reutilizadas por outra pessoa. 

3- Consulte um oftalmologista antes

Pessoas que são alérgicas podem desenvolver sensibilidade ao usar lentes de contato. Por isso, o ideal é ir ao oftalmologista para que ele verifique a possibilidade de usar o acessório e indique a lente correta.

4- Cuidado com a maquiagem

A lente não deve ter nenhum tipo de contato com itens de maquiagem. O ideal é aplicar a lente de contato antes da pintura facial. Além disso, lembre-se de remover o acessório com as mãos limpas, retirando primeiro a lente e em seguida a maquiagem. 

5- Observações importantes

Ao comprar a lente de contato observe a data de validade e as orientações de uso, como por exemplo, se pode ser reutilizada.