Caminhos da Bahia

Maior acervo de azulejos portugueses do Brasil fica em Cachoeira

Município abriga o maior conjunto de azulejos portugueses fora de Portugal. No total são 13 mil peças aplicados em 1750 e que tiveram última grande restauração em 2012

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Igreja em Cachoeira possui o maior conjunto de azulejos fora de Portugal

Nem todos sabem, mais o maior conjunto de azulejos portugueses existente no Brasil e o maior fora de Portugal, está localizado no Recôncavo Baiano, e somam mais de 13 mil peças, aplicadas em cerca de quatro metros de altura. A preciosidade cultural e histórica fica localizada na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, há 110 quilômetros de Salvador. O patrimônio foi todo restaurado em 2012, com investimentos de 1,3 milhão, e revela ilustrações que traduzem os ensinamentos religiosos da Igreja Católica.


As imagens presentes nos artigos possuem um objetivo pedagógico e era uma forma de disciplinar quanto as crenças da Igreja. Os azulejos que revestem as paredes o templo, apresentam grandes composições integradas a arquitetura, vistos nas portas, arcos, púlpitos, coro, entre outros.

De acordo com informações do site da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult/BA), o interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, é muito rico, integralmente revestido de azulejos historiados. Forros em abóbadas recobrem a nave e capelas: mor e do transepto. O forro exibe pintura ilusionista e os da sacristia e coro, medalhões. A talha original se conserva na sacristia, tribunas e púlpitos. As demais são neo-clássicas.

A igreja, como um todo, também abriga várias obras talhadas em pedra de lioz: escadaria do altar, lavabo com golfinhos, pia batismal e duas conchas de água benta. Seu rico acervo compreende ainda numerosas imagens, doze telas, muitas alfaias e um sacrário de prata. 

O espaço é aberto para visitação e garantia de um passeio cultural e histórico que levará o visitante a 1750, ano em que a azulejaria foi aplicada.