Natal

Manual de etiqueta do amigo secreto: saiba como se comportar na brincadeira

Algumas atitudes dos participantes podem criar situações constrangedoras. Saiba como evitá-las

Redação iBahia

O amigo secreto é a brincadeira mais popular das festas de fim de ano e tem o intuito de aproximar parentes, amigos ou colegas de trabalho. No entanto, algumas atitudes podem comprometer o deserolar da brincadeira e deixar algumas pessoas chateadas. Uma das principais falhas é não comparecer no dia da entrega, o que pode frustar a pessoa que tirou o faltante.

Confira dicas para não dar nenhum fora e evitar situações constrangedoras durante a brincadeira.

Não ultrapasse nem diminua o valor estipulado para o presente
Comprar um objeto que custou menos do que o valor estipulado pelos demais participantes, além de chatear o amigo presenteado, pode ser constrangedor para quem fez a compra. Quem aceita entrar na brincadeira deve seguir todas as regras,  principalmente as financeiras. E o mesmo funciona no sentido contrário: mesmo que você tenha vontade de agradar e esteja disposto a gastar mais, não compre um presente muito mais caro do que os outros. Isso evita que você pareça exibido e que se chateie por ter investido tanto e recebido um presente mais simples. Quem tirou o chefe no amigo do secreto do trabalho também deve seguir esta regra. Gastar mais para agrada-lo é deselegante e pode parecer puxação de saco. Se ele topou participar da brincadeira sabe que receberá algo na faixa de preço estipulada por todos. Na hora de presentear, o importante é mostrar que você se empenhou na busca pelo presente.

Não peça para trocar de "amigo" com outros participantes
Se você não conhece direito a pessoa sorteada ou não se dé bem com ela, aproveite a oportunidade para estreitar os laços. O amigo secreto, principalmente em ambientes corporativos, é uma ótima oportunidade para iniciar novos relacionamentos. Também não vale comprar um presente mais simples nem se empenhar menos na compra por não ser próximo do presenteado.

Nunca demonstre que não gostou do presente
Isso pode ser constrangedor para a pessoa que o presenteou e até criar um clima ruim entre todos. Se o presente não foi do seu agrado, disfarce, agradeça e depois troque a peça. Por pior que seja o presente recebido, é importante não demonstrar sua frustração e continuar participando da brincadeira como se nada tivesse acontecido.

Nunca deixe de comparecer no dia da entrega dos presentes
É muito ruim que alguém fique sem presente porque a pessoa que o tirou não estava presente. Esse tipo de atitude é muito indelicada e demonstra falta de comprometimento com os outros. A sua ausência também pode chatear quem se dedicou à compra do seu presente e não ai poder entregá-lo. Se você tem dúvidas se poderá comparecer no momento da entrega, o melhor a fazer é não participar da brincadeira, já que também é indelicado pedir para outra pessoa entregar o pacote.

Não faça piadinhas constrangedoras
Na hora do discurso de adivinhação do amigo secreto, evite falar do outro de forma constrangedora, mesmo que a pessoa seja próxima. O ideal é falar das qualidades da pessoa e de traços positivos de sua personalidade, deixando de lado os defeitos, sejam eles físicos ou psicológicos. Lembre que o intuito da brincadeira é aproximar as pessoas, e não criar situações embaraçosas.