Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Maria Bethânia emociona em sarau durante abertura da Flipelô

Cantora abriu a apresentação com a Oração de São Francisco, recitou poemas de autores diversos, mesclados com canções populares

Redação iBahia • 10/08/2017 às 15:18 • Atualizada em 27/08/2022 às 19:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Foi dada a largada para Flipelô, a Festa Literária Internacional do Pelourinho. Em uma cerimônia restrita a pouco mais de 300 convidados, a cantora Maria Bethânia emocionou com o sarau Bethânia e as Palavras, realizado na Igreja de São Francisco na noite desta quarta-feira (9).
Em uma espécie de homenagem ao santo católico que dá nome à igreja, ela abriu a apresentação com a Oração de São Francisco, recitou poemas de autores diversos, mesclados com canções populares e músicas como Lamento Sertanejo e Oração ao Tempo, acompanhada de violão e percussão. “Eu estou muito orgulhosa, feliz e comovida de estar aqui”, declarou a cantora baiana. Bethânia dedicou um momento do espetáculo ao escritor Jorge Amado, que foi homenageado com Milagres do Povo, Gente Humilde entre outros textos e músicas.
Foto: Leto Carvalho/Divulgação
Ao lado de Zélia Gattai e Myriam Fraga, Jorge Amado é um dos homenageados da primeira edição da Flipelô. Nesta quinta (10), primeiro dia de atividades abertas ao público da Flipelô, o escritor completaria 105 anos. Promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, a festa literária vai ocupar dezenas de ruas e espaços culturais do Pelourinho até domingo, em uma programação totalmente gratuita - para algumas das atividades é preciso realizar uma inscrição prévia.
Presente na abertura da Flipelô, o governador Rui Costa comemorou a iniciativa, que foi retomada depois de ser cancelada em 2014 por falar de recursos. “Este projeto deve se manter, porque a Bahia é isso, é poesia, é literatura, é arte e cultura. Esta é a marca e singularidade da Bahia. E nós haveremos de firmar, além das festas literárias de Cachoeira e de Mucugê, agora temos a Flipelô pra que a gente convide o Brasil e o mundo a vir no visitar, conhecer a poesia da Bahia. Com certeza já é um absoluto sucesso, que vai se repetir nos próximos anos”, disse o governador.
Foto: Leto Carvalho/Divulgação
Oficinas, debates, encontros, shows de música, teatro, entre outras atividades gratuitas integram a programação. Durante quatro dias, 250 convidados e 60 atividades para adultos e crianças esperam por um público estimado de 30 mil pessoas.
O secretário da Cultura do Estado, Jorge Portugal, se emocionou com a participação de Maria Bethânia na abertura da Flipelô. “Nunca houve uma festa literária com uma abertura tão bonita. E daqui pra frente é só emoção, conhecimento, a arte da palavra em primeiro lugar”. A programação completa da Flipelô está disponível no site www.flipelo.com.br.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador