Comportamento

Matemática do amor: quantas vezes um casal deve transar para ser feliz?

Será que realmente "quanto mais, melhor?"

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Para aqueles que odeiam matemática, uma péssima notícia. Parece que, quando o assunto é felicidade a dois, a quantidade de relações sexuais tem peso . Mas, calma, a ideia de que "quanto mais sexo, melhor", além de dificultar as somas, não é cientificamente comprovada. 

Foto: Can Stock

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que o ideal é ter relações sexuais uma vez por semana. 

Para chegar a esta conta final, os pesquisadores analisaram informações de mais de 30 mil pessoas por mais de 40 anos, para estabelecer a proporção ideal entre sexo e felicidade. O estudo também mostrou que transar mais que uma vez por semana não significa necessariamente mais felicidade.

A pesquisa utilizou como amostra 128 casais heterossexuais, entre 35 e 65 anos, que foram separados em dois grupos. Um deles não recebeu recomendações sobre quantas veze deveria fazer sexo. Já o segundo, foi instruído que duplicasse.

Por mais que o segundo grupo tenha se divertido mais entre duas paredes, seus níveis de percepção de felicidade não foram mais elevados se comparados ao primeiro. Na verdade, até caiu um pouco. Para os pesquisadores, a "obrigatoriedade" de ter mais relações sexuais pode ter diminuído o desejo e a satisfação dos integrantes.

Independentemente da quantidade de vezes que você transa com seu parceiro por semana, uma lição pode ser tirada da pesquisa. Não existe um fórmula mágica que nos leve à matemática do amor. Fazemos mais quando estamos felizes.