Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Maternidade: saiba como escolher brinquedos para o bebê

Blogueira informa os quais tipos de objetos devem ser usados pelas crianças sem machucá-las

• 23/11/2015 às 13:06 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Blog Essa Mãe por Ingrid DragoneToda mãe apaixonada procura oferecer o melhor para o seu filhote: conforto, alimentação de qualidade, lazer e, entre milhões de outros itens, também estão os brinquedos. Não basta que sejam bonitos, educativos e adequados à idade do pequeno, é importante que sejam seguros. Por isso, listo aqui alguns cuidados que os pais devem ter na hora de comprar esse tipo de produto ou mesmo no momento da brincadeira. Confira!
Foto: Ingrid Dragone
1. A embalagem deve conter o material de que é feito o brinquedo. Não ofereça a bebês brinquedos feitos de vinil ou bisfenol. Ambos são tóxicos. 2. Cuidado com brinquedinhos de vendedores ambulantes! Em tempo de crise, eles parecem atrativos, mas podem oferecer riscos para a criança, soltando peças ou liberando materiais tóxicos quando colocados na boca. O bisfenol, por exemplo, está presente em muitos deles.3. Para bebês, escolha brinquedos coloridos, leves e com texturas variadas, tudo para estimular os sentidos. 4. Verifique a indicação classificatória do brinquedo, ele deve estar de acordo com o interesse e o nível de habilidade de cada faixa etária. Peças pequenas, por exemplo, podem ser engolidas e causar asfixia. Certa vez comprei para minha filha um mordedor aparentemente inofensivo, de uma marca tradicional, e que era indicado para uma criança dois meses mais velha. A vendedora da loja me disse que não tinha problema, mas a experiência mostrou o contrário. Minha filha não tinha a maturidade necessária para usar aquele mordedor e, num piscar de olhos, colocou o objeto todo dentro da boca e quase vomitou.5. Não acredito na segurança dos mordedores de látex pintado. Veja que, ao jogar água quente em cima, eles chegam a desbotar. Ou seja, estaria liberando tinta?6. Verifique se o brinquedo possui o selo de qualidade do Inmetro.
Fique atenta!
7. Mesmo os brinquedos com selo de qualidade, de marca boa, e apropriados para a idade da criança, podem machucar, especialmente se tiverem peças duras, como os que servem para montar e encaixar. Um bebê, por exemplo, pode cair por cima deles ou bater seus componentes no rosto e se ferir. Nesses casos, a brincadeira sempre deverá ser supervisionada. 8. Observe o acabamento do brinquedo. Minha filha ganhou um móbile, por exemplo, que continha arestas mal aparadas na peça que servia para a sua fixação no carrinho, o que facilmente provocaria arranhões. Assim também como já vi um mordedor maleável com água dentro, daquele que parece uma boia, arranhar o rostinho de uma criança por causa do acabamento ruim da borda. 9. Para crianças de até um ano, o ideal é que as pelúcias sejam antialérgicas e laváveis. 10. Cuidado com brinquedos que têm fios, cordas e fitas. Quando pendurados em berços e cercados, podem causar acidentes, caso a criança se enrole. 11. Não deixe brinquedos espalhados pela casa após a brincadeira. As pessoas podem escorregar ou cair por cima deles. 12. Se tiver filhos mais velhos, fique atenta para que seus brinquedos não sejam manuseados pelos mais novos, já que poderão conter peças removíveis e pequenas. 13. Livre-se de brinquedos danificados. Peças quebradas podem causar ferimentos. 14. Evite acidentes com as embalagens de plástico. Descarte todas elas assim que os brinquedos forem abertos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento