Carros

Medo de comprar carro usado? Saiba como garantir um motor em ótimas condições

Dicas valem também para o seu veículo atual que tenha mais de 100 mil km rodados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Comprar um carro não é a mais fácil das decisões. São diversos aspectos a se ponderar, especialmente quando se trata de veículos usados, até que ultrapassem os 100 mil km rodados. o número assusta um pouco e até afasta o cliente da compra, mas não é tão relevante assim.

Isso porque fatores como o número de revisões feitas, cuidados com a parte interna e externa do veículo valem uma atenção maior. Embora a revisão de veículos e a reparação de peças seja de extrema importância para garantir a qualidade do veículo, um bom e cuidadoso dono anterior, seguido de um cuidadoso dono atual, fará com que o carro tenha uma longa vida útil e em alguns casos, em melhores condições comparados a outros com metade da quilometragem.

Caso a decisão seja comprar um carro com alta quilometragem, fique atentos a alguns aspectos para manter o motor do veículo funcionando corretamente.

Radiadores

Peça ao frentista do posto de combustíveis, ao seu mecânico de confiança ou a um especialista técnico de alguma concessionária ou centro automotivo que verifique o nível de fluído de arrefecimento no radiador. Caso o fluido de arrefecimento esteja abaixo do nível ideal ou água tenha sido colocada no reservatório, complete o reservatório com produto adequado ao modelo do veículo, ou substitua a água, que causa corrosão do sistema, pelo aditivo adequado ao seu carro.

Óleo lubrificante do motor

Para a maioria dos carros, recomenda-se que a cada 10 mil quilômetros rodados os proprietários façam a troca integral do óleo do motor, porém, pode acontecer alguma eventual redução do seu nível, tornando-se necessário que se complete com o mesmo produto que está em uso.