Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento
Whatsapp Whatsapp
COMPORTAMENTO

Medo de falar em público é maior que o de morrer

A psicóloga Monica Portella explica o motivo de as pessoas terem receio de falar em público

Redação iBahia • 24/09/2017 às 23:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante. Um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times” revela que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte. A psicóloga Monica Portella explica o motivo de as pessoas terem receio de falar em público.

— As pessoas sentem medo de serem avaliadas. E dependendo do que se faça ou fale, pode haver sérias consequências pessoais ou profissionais — garante a especialista, que escreveu o livro “A ciência de falar em público”.

De olho no futuro e decidido a mudar sua postura diante do desafio de se apresentar para várias pessoas, o representante de laboratório Renato Gheller recorreu à ajuda da psicóloga e psicanalista Gloria Portella para se livrar de vez do incômodo que sentia todas as vezes que era convidado para palestrar.

— Tinha pavor de falar em público, suava frio, sempre me dava um branco. Por mais me preparasse tecnicamente, tais situações nunca me eram favoráveis, e o melhor do meu conteúdo se perdia por causa da minha dificuldade de falar. Acabei de me formar em Direito, passei no exame da OAB e a limitação certamente me prejudicaria em um futuro imediato.

Há dois meses fazendo aula de oratória, Gheller garante já estar colhendo bons frutos:

— Agora já consigo dominar minhas emoções e falar o que tinha programado. Com a ajuda correta você consegue acabar com este medo.

Segundo Gloria, o problema pode ser resultado de um trauma de infância:

— Muita gente cresce ouvindo que não é bom para falar em público. Quando chega a hora em que precisa falar, estas inseguranças aparecem.

Falar bem traz benefícios para a carreira

Gheller contou que, antes de começar as aulas, a dificuldade de falar em público lhe trouxe prejuízos pessoais e profissionais. Infelizmente, quem não sabe fazer uma boa apresentação pode perder espaço para quem a faz.

— Comunicar-se bem traz benefícios até na hora de buscar emprego. Muitas pessoas me procuram para saber como se expressar em uma entrevista. Muitas vezes a pessoa tem conteúdo, mas na hora fica inibida, tem uma expressão corporal mais fechada, o que interfere no resultado — explica Gloria, especialista em oratória e comunicação.

Nunca tive fobia de falar em público, pois sou advogada, mas quando passei a receber convites para falar para muitas pessoas, a ansiedade me deixava travada. Palavras fáceis fugiam, meu português ficava pobre. Em três meses de aula com a Gloria, já melhorei 70%.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COMPORTAMENTO :

Ver mais em Comportamento