Educação

Membro do 'O Teatro Mágico' responde questão do Enem sobre o grupo

Banda foi tema da prova de Linguagens no domingo (4)

Agência O Globo
- Atualizada em

O grupo musical "O Teatro Mágico" foi tema da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo e um de seus integrantes resolveu responder a questão nas redes sociais da banda. Em um vídeo publicado na página do Teatro no Facebook, o guitarrista Fernando Anitelli também falou sobre a alegria de estar em um exame nacional.

— A gente fica muito feliz por esse reconhecimento de estar numa prova de nível nacional. Me lembro quando era adolescente e na hora de fazer a prova às vezes caía uma poesia do Chico Buarque, do Arnaldo Antunes, do Carlos Drummond, e são referências para nós. A gente se identificar com aquilo naquele momento de tensão de prova era como se fosse uma luz — afirma Anitelli no vídeo.

A questão trazia a foto de uma apresentação da banda e abordava a originalidade de seus shows que, segundo o Enem, teriam relação com a ópera europeia do século XIX. A partir daí, o estudante deveria responder qual característica do grupo o aproximava desta opera.

No vídeo, Anitelli afirma que consultou uma professora que explicou sobre um conceito estético oriundo do Romantismo Alemão do século XIX, associado sobretudo ao compositor Richard Wagner.

— O termo refere-se à conjugação de música, teatro, canto, dança e artes plásticas em uma única obra de arte. Wagner acreditava que na antiga tragédia grega os elementos estavam unidos, mas em algum momento separaram-se, o compositor criticava o estado da opera do seu tempo em que toda ênfase dada à música em detrimento da qualidade do drama — explica Anitelli.

Segundo o artista, a partir dessa perspectiva a resposta correta da questão seria a alternativa "b", que diz que a relação entre "O Teatro Mágico" e a ópera europeia se dá a partir da "integração de diversas linguagens artísticas".

O gabarito oficial da prova e os cadernos de questões serão divulgados no dia 14 de novembro.

Veja vídeo: