Arte e Decoração

Menos custos: veja nove dicas para economizar nos reparos de casa durante a quarentena

Pequenos tarefas podem ser feitos sem a ajuda de profissionais especializados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Economia financeira em tempos de crise é essencial. Por conta da pandemia do coronavírus, que tem feito grande parte das pessoas ficarem mais tempo em casa, uma das formas de reduzir os custos de manutenção do lar é realizar as tarefas e serviço que em geral são executados por profissionais especializados.

Com cuidado e atenção, e também ferramentas e produtos adequados, é possível poupar um bom dinheiro. Mas, antes de arregaçar as mangas, é necessário tomar cuidado para evitar acidentes. Então, sempre que for meter a mão na massa, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas. Para ajudar nisso, a Casa do Construtor separou dicas de como realizar reparos de casa durante a quarentena. Confira:

- Limpeza de tapetes
Caso haja alguma mancha, utilize o limpa carpete. Em seguida, a lavadora de alta pressão ou a extratora poderá ser utilizada no tapete. Primeiro, pendure-o na posição vertical. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.

- Limpeza de colchões e estofados
Colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Para realizar uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado e, em seguida, utilizar a extratora. O equipamento também é ideal para limpeza de estofados, como sofás poltronas e cadeiras. Também limpa carpetes e tapetes de lã pura, sintéticos, nylon, fibra de planta, cobertores de lã tricotada e cobertores de lã compridos e curtos.

- Instalação de chuveiro
Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado.

Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro, instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à luz – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar.

Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada.

- Remoção de mofo e limo
A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar. Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique o Tira-limo Zoom. O produto pode ser usado para remover manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo, especialmente em azulejos, portas, rodapés, cortinas de box, tapetes de vinil e pisos frios. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também pode-se utilizar uma lavadora de alta pressão.

- Desentupimento de pias
Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos, como limpadores de caixa de gordura.

- Fixação de quadros, prateleiras e outros objetos na parede
Antes de ligar o equipamento, fique atento para a voltagem das tomadas disponíveis e certifique-se também de que no local a ser perfurado não passa algum encanamento. Recomenda-se conectar a furadeira na energia apenas no momento em que estiver sendo usada. Para paredes e superfícies muito duras, há equipamentos mais potentes, como os marteletes perfuradores.

Já ao remover quadros, objetos e prateleiras da parede, utilize massa corrida para cobrir os furos deixados pelos pregos e parafusos. A massa pode ser aplicada com uma espátula comum. Depois de deixar secar por três horas, passe uma lixa fina para uniformizar a superfície.

- Pintura de paredes e móveis
A pintura por si só, é uma ótima alternativa para dar uma “cara nova” a qualquer ambiente, além de ser uma excelente oportunidade para garantir a manutenção das paredes, portas e portões protegendo de problemas como mofo e ferrugem se instalem e explorar infinitas possibilidades de estilos cores e texturas. 

Ou seja, realizar o serviço manualmente apenas com rolos, pincéis e esponjas pode não ser recomendado, o uso de máquinas de aplicação de tinta pode fazer com que o trabalho renda mais e seja realizado com maior eficiência e qualidade. Utilize máquinas para pintura como o compressor de ar e lixadeiras elétricas para agilizar o trabalho.