Casa e Decoração

Menos é mais: confira truques para levar o minimalismo aos ambientes da sua casa

Se você quer incorporar o minimalismo na sua vida, mas não sabe como, começar por mudanças na casa é uma ótima opção

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O minimalismo é um dos estilos de decoração mais queridinhos dos últimos anos. Esse estilo se baseia no ditado de que "menos é mais" e busca simplificar o dia a dia - e trazer mais aconchego para a casa. O minimalismo não existe somente na decoração, uma vez que é também um estilo de vida. Mas quando o assunto é casa, os adeptos do minimalismo apostam em objetos com acabamentos retos e nos tons neutros. 

Se você quer incorporar o minimalismo na sua vida, mas não sabe como, começar por mudanças na casa é uma ótima opção. Por isso, confira dicas para levar o minimalismo aos ambientes da sua casa:

  • Vai precisar desapegar

Se você quer inserir o minimalismo na sua rotina, saiba que será necessário desapegar. Pensando nisso, faça uma lista dos móveis e itens de decoração que são de fato essenciais para os ambientes da sua casa. No quarto, por exemplo, a cama, o guarda roupa e uma mesa de cabeceira podem entrar na lista. E lembre-se: os itens de decoração precisam ter uma utilidade clara.

  • Seja prático

O menos é mais também envolve funcionalidade. Isso inclui a circulação das pessoas na casa e acessórios com maior praticidade e que exerçam múltiplas funções. Alguns exemplos de itens ótimos para o minimalismo são: peças multifuncionais, móveis que melhor aproveitar o espaço, objetos com maior facilidade de limpeza e manutenção.

  • Cores claras e neutras

Com certeza quando você procurou inspirações de ambientes minimalista achou casas com tons claros e neutros. Isso porque as cores influenciam diretamente na percepção de calma ou agitação de um ambiente. Para um lar minimalista, as cores mais indicadas são aquelas que transmitem tranquilidade, limpeza e luminosidade. 

  • Plantas são aliadas

Se a ideia é valorizar o bem-estar, as plantas são mais do que bem-vindas. Além de servirem como itens decorativos, plantas e flores trazem uma sensação de aconchego e um toque natural aos ambientes da casa., plantas são super bem-vindas.