Literatura

Mestre Didi lança livro 'Ésú' com antropóloga Juana Elbein

Obra é uma homenagem a Exu, orixá que representa as relações, a natureza e a existência humana

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em



A antropóloga Juana Elbein dos Santos e o artista plástico Deoscoredes Maximiliano dos Santos, o famoso Mestre Didi Asipa, prestam uma homenagem a Exu - orixá cultuado nas religiões africanas -, com o lançamento do livro 'Èsú' (Corrupio / R$ 70). A apresentação oficial da publicação será no próximo dia 7 de novembro, a pratir das 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Barra.


No livro, Orixá representa o princípio que dinamiza tudo que há no mundo, a natureza, as relações, a própria existência humana. Os textos são um apanhado de uma pesquisa comparativa do sistema religioso nagô no Brasil e de seus elementos originados na África Ocidental.

O conteúdo da obra é formado por textos, como 'Exu Bará Laroyê' e 'Exu Bara: princípio da vida individual no sistema nagô', que apresentam tanto narrativas dos babalaôs quanto cantigas de saudação em iorubá e traduzidas para inglês e português. Também há análises dos autores nos dois idiomas.A apresentação de Exu , no livro, divide-se em duas partes. Na primeira, é mostrado como o princípio da procriação, comunicação e reparação. Também são contemplados simbolismo, ritos prioritários e os diversos Exu e suas funções. Já na segunda, é aprofundado o entendimento de Exu como promotor das condições necessárias para todos os ciclos de vida.