Saúde

Mitos e Verdades: Confira oito curiosidades sobre o beijo

Beijar queima calorias, exercita os músculos da face, relaxa e até ajuda o sistema imunológico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Na data em que é comemorada o Dia do Beijo, 13 de abril, que tal aprender um pouco mais sobre o exercício relaxante e prazeroso. Afinal, seja de um familiar, de uma criança ou, o melhor, de um casal apaixonado, um beijo sempre cai bem. Leia sobre os mitos e verdades:

1. É possível trocar até 80 milhões de bactérias durante o beijo

Estudo feito pela Universidade de Amsterdam, na Holanda, diz que, durante um beijo de dez segundos, pode haver uma troca de até 80 milhões de bactérias. Essa troca de microorganismos só é saudável se ambas as pessoas apresentarem boa higiene oral, com escovação adequada e o uso regular do fio dental.

2. As bactérias trocadas entre pessoas no beijo podem ajudar a melhorar o sistema imunológico

Estudos mostram que a presença de bactérias diferentes no corpo do ser humano pode contribuir com o sistema imunológico. Isso seria possível porque o organismo se arma para combater os seres "estranhos”, ficando mais forte.


3. É possível contrair doenças beijando
Várias doenças podem ser transmitidas pela saliva, como a mononucleose (famosa doença do beijo), a herpes e a gripe.


4. Beijar gasta calorias
Um beijo intenso pode gastar cerca de 12 calorias. Porém, uma quantidade exagerada de beijos não compensa uma vida sedentária.


5. Cerca de 30 músculos da face são movimentados durante o beijo

No momento do beijo, vários músculos da nossa face se movimentam ao mesmo tempo, uma verdadeira academia facial


6. Beijar relaxa

O beijo apaixonado inunda o cérebro com substâncias químicas que inicialmente aumentam o batimento cardíaco e depois trazem uma sensação de bem-estar e prazer que podem elevar o nível de relaxamento ou, dependendo da situação, preparar o corpo para o sexo.


7. O beijo pode ser tão viciante quanto às drogas

O bem-estar e o prazer que um beijo pode causar são capazes de fazer com que a pessoa apaixonada o busque cada vez mais e sempre que possível, como um vício bom, neste caso.


8. Beijar ajuda na limpeza dos dentes

O beijo estimula as glândulas salivares e aumenta a salivação, responsável por deixar a boca  sempre limpa e umedecida. Além disso, incentivar a pessoa a cuidar mais do próprio hálito e evitar constrangimentos.