Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Morre Joe Jackson, pai de Michael Jackson, aos 89 anos

Ele tinha câncer terminal e estava internado em Los Angeles

Redação iBahia • 27/06/2018 às 13:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Joseph Jackson, pai de Michael Jackson, morreu nesta quarta-feira, aos 89 anos, segundo o "TMZ". Ele estava internado com câncer terminal há alguns dias, em Los Angeles. Responsável pela criação do Jackson 5, grupo que lançou o Michael e seus irmãos, Joe descobriu um câncer no pâncreas há alguns anos. Sua família divulgou que em 22 de junho que a doença chegou ao estágio 4, o mais grave.

Foto: Reprodução

No domingo 24 de junho, uma mensagem reflexiva foi publicada nas redes sociais de Joe: "O sol nasce quando chega a hora e, querendo ou não, o sol se põe quando chega a hora." A mensagem emocionou os fãs da família Jackson, mas Paris, filha de Michael, polemizou no dia seguinte. Segundo ela, a mensagem não foi escrita pelo avô. "É um tweet lindo, mas fico triste em ver que quem está no comando da conta dele tente tirar vantagem disto. Meu avô não escreveu esse tweet. Não sei nem se ele já usou essa conta alguma vez na vida."

Essa não foi a primeira polêmica na vida de Joe. Ele teve uma relação difícil com seu filho mais famoso por toda a vida. Michael, que morreu em 2009, chegou a declarar em um documentário que tinha ânsia de vômito quando lembrava dos episódios de violência física e verbal que o pai protagonizou.

DO BOXE À MÚSICA

Nascido em 26 de julho de 1928, no Arkansas, ele era o mais velho de cinco irmãos. Sonhava em se tornar boxeador, mas acabou abandonando os planos para sustentar a família. Joseph casou com Katherine Scruse em 1949, e com ela teve 10 filhos (um deles morreu no parto).

Em 1963, ele percebeu que seus filhos tinham forte talento musical. Tornou-se empresário do trio formado pelos filhos Jackie, Tito e Jarmaine: The Jackson Brothers. Dois anos depois, os dois irmãos mais novos, Marlon e Michael, foram incorporados ao grupo, rebatizado de Jackson 5.

A banda se tornou um sucesso, tornando-se a primeira a ter quatro singles chegando ao número 1 do ranking da Billboard Hot 100. Joseph aproveitou para se mudar com a família para uma mansão em Encino, na Califórnia. Mas o lucro tinha seu preço. Conhecido por ser muito rigoroso, Joseph passou a ter embates fortes com os filhos. Em 1979, Michael resolveu controlar sua própria carreira.

ANIVERSÁRIO NO BRASIL

Em julho de 2015, Joseph esteve no Brasil para comemorar seu aniversário de 87 anos. Planejou uma festa avaliada em R$ 600 mil à época. No dia do evento, entretanto, Joseph foi internado no hospital Albert Einstein (onde ficou por uma semana), após sofrer um AVC isquêmico, associado a um quadro de arritmia cardíaca. O empresário sugeriu que o evento fosse realizado mesmo sem sua presença. E assim foi feito, com direito a show da banda Fat Family.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo