Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Morte de soldados paquistaneses é 'trágica' e 'involuntária', diz Otan

Anders Rasmussen se desculpou com o primeiro-ministro do Paquistão. Por conta de ataque, Paquistão exigiu que EUA desocupem base aérea

• 27/11/2011 às 10:58 • Atualizada em 07/09/2022 às 18:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, declarou neste domingo (27) que a morte de 24 soldados paquistaneses era um "acidente trágico e involuntário". "Escrevi ao primeiro-ministro do Paquistão para deixar claro que a morte dos soldados paquistaneses era tão inaceitável e lamentável quanto a morte de soldados afegãos ou estrangeiros", afirmou em um comunicado. "É um acidente involuntário", acrescentou. O governo do Paquistão havia expressado neste domingo aos Estados Unidos sua "profunda indignação" após o ataque de forças da Otan no Afeganistão, liderada por tropas americanas, que causou a morte dos soldados. A crítica paquistanesa ante ao episódio foi transmitida durante uma chamada telefônica da ministra de Relações Exteriores, Hina Rabbani Khar, à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
Paquistão presta homenagem aos soldados mortos no ataque.
"A chanceler expressou profundo sentimento de indignação do Paquistão à perda sem sentido de 26 soldados", afirma um comunicado do governo paquistanês. O ataque, acrescenta a nota, "mostra total desrespeito pelas leis internacionais e pela vida humana, e são uma clara violação da soberania paquistanesa". O Paquistão também exigiu que os Estados Unidos desocupem, dentro de 15 dias, uma base aérea usada para aviões americanos não tripulados. A exigência foi emitida no sábado após o bombardeio que matou soldados paquistaneses na fronteira com o Afeganistão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo