Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Movimento busca conectar jovens protagonistas de ações sustentáveis

• 02/06/2015 às 12:05 • Atualizada em 01/09/2022 às 5:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

quero-quero-ecod.jpg
Edivan, do Pará, criou um carvão feito a partir do caroço do açaí que é capaz de filtrar a água
Imagem: Reprodução/Youtube

Conectar jovens de todo o país que possuem modos de vida distintos, mas com um ponto em comum: todos acreditam que precisam da natureza para viver melhor e que podem contribuir para um país mais sustentável, mais inclusivo e justo, e com melhor qualidade de vida para todos. Esse é o principal objetivo do Movimento QueroQuero, uma iniciativa da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com a produtora Spray Filmes.

Por meio da comunidade do Facebook Movimento QueroQuero, lançada na segunda-feira, 1º de junho, na Semana do Meio Ambiente, jovens de todas as idades inspiram e são inspirados a compartilharem suas realidades e agirem pró-ativamente em ações muitas vezes simples, mas que são fundamentais para melhorar o bem-estar das comunidades a qual pertencem.

A iniciativa reunirá uma moçada que tem orgulho da sua realidade e está ativa nas ações que visam melhorar a qualidade de vida. Mesmo sem muitas vezes saberem, muitos jovens espalhados nos diversos cantos do país, efetivamente estão tornando o impacto do desenvolvimento mais sustentável. Desde a mais longínqua floresta na Amazônia, até ações feitas por jovens de grandes metrópoles brasileiras, há muita experiência a ser trocada e conhecimento a ser compartilhado.

O sentimento de orgulho da sua comunidade e do seu estilo de vida inspira a busca por grandes transformações para o bem-estar coletivo

Edivan, do Pará, criou um carvão feito a partir do caroço do açaí que é capaz de filtrar a água. Uma solução com baixo custo que melhorou a vida dos moradores de várias comunidades. Ele registrou a sua experiência num vídeo curto, feito por ele mesmo que será postado na comunidade do Movimento QueroQuero para dividir sua experiência com outros jovens que poderão não apenas replicar a ideia de Edivan, mas ir além e propor melhorias e desdobramentos da sua invenção.

Bem-estar coletivo
O sentimento de orgulho da sua comunidade e do seu estilo de vida inspira a busca por grandes transformações para o bem-estar coletivo como a experiência de Bepó Metyktire, estudante de 21 anos criado na aldeia Kremoro, localizada no Parque Indígena do Xingu, que acredita que a floresta amazônica tem um papel crucial em sua vida e foi ao Japão participar do encontro “O Espírito da Floresta Amazônica” para falar sobre a importância de preservação do meio ambiente. O vídeo de Bepó também estará na página do Facebook.

“O desafio da sustentabilidade é geracional. A transição para um futuro mais sustentável carece de novas lideranças, precisamos preparar os jovens e criar espaços para que eles possam se engajar nesse debate”, enfatiza Rodrigo Medeiros, vice presidente da CI-Brasil. “Esse desafio global passa por um reconhecimento da cultura e do saber local, e em um país diverso como o Brasil, precisamos reconhecer e valorizar essa diversidade como elemento de transformação. É o que buscamos com o Movimento QueroQuero”.

Um espaço democrático onde todos podem participar postando seus projetos, mostrando suas atividades, discutindo soluções e dividindo suas ideias a fim de convertê-las em resultados reais. “Além do Facebook, os jovens podem utilizar outras redes sociais como Instragram, Snapchat, Whatsapp com a hashtag #euquero. A plataforma é um espaço para compartilhar e conectar diferentes realidades e boas iniciativas”, destaca Fernado Grostein, diretor de cinema e responsável pela Spray Filmes.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade