Saúde

Mutirão oferece 40 mil vagas gratuitas para mamografia

Ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Das 65 mil vagas disponíveis para o mutirão de Ultrassonografia Mamária e Mamografias apenas 25 mil foram preenchidas. Ou seja, ainda restam 40 mil vagas para mulheres realizarem o exame  segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h, no Hospital Municipal de Salvador.

 A ação que faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na rede municipal, a marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.

Programação
Seguindo a programação do Outubro Rosa em Salvador, entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido, das 8h às 20h, além de abrirem aos sábados, das 8h às 13h, exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal. O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro. No sábado (21), das 8h às 13h, haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema.