Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Na rota dos Lagos do São Francisco

O Rio São Francisco reserva muitas surpresas: artesanato, festas populares, culinárias e lagos incríveis

• 08/09/2014 às 15:47 • Atualizada em 01/09/2022 às 17:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Rio São Francisco, conhecido como "Velho Chico", é um dos maiores rios do Brasil, com 2.700 km de extensão. Suas águas formam ilhas fluviais, lagos e cachoeiras, atrações da zona turística batizada como Lagos do São Francisco. Aqui fica localizado o segundo maior lago artificial do mundo, o Lago de Sobradinho, onde acontecem regatas e, durante o ano inteiro, é possível praticar esportes náuticos. Outro ponto turístico dos mais visitados da região é o Cânion do São Francisco, nas proximidades da cidade de Paulo Afonso.
O artesanato, a culinária, as festas religiosas e o forró são expressões da cultura local muito valorizada pelos visitantes. A principal cidade da região é Juazeiro, localizada na margem direita do São Francisco e porta de entrada para conhecer o segundo maior polo produtor de vinhos finos do Brasil, com produtos de qualidade reconhecida por apreciadores, enólogos e vinicultores do mundo inteiro.
Em toda a região, as festas juninas, com destaque para a noite de 23 de junho, são muito comemoradas e atraem milhares de visitantes. As trilhas na caatinga, passeios no Cânion do São Francisco e visitas ao pólo de piscicultura são alguns dos roteiros mais procurados na região. O Raso da Catarina, local onde passou Lampião, o "Rei do Cangaço", é uma região com típica vegetação do sertão semiárido nordestino.
Municípios
Abaré Essa região era primitivamente habitada por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino chegou de Salvador para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a Fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antônio. Em torno da construção religiosa foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda.
Atrativos: Abaré
• Praia do Porto
Praia fluvial urbana com cerca de 400 metros de extensão e vegetação de caatinga. A areia é grossa e de cor dourada. Na margem do rio funciona um ponto de ancoragem natural para pequenos barcos e canoas. Um grande cruzeiro com cerca de 3 metros de altura, base de alvenaria e cruz em madeira encontra-se localizado na praia. Nesse local existem barcos e canoas que podem ser alugadas para passeios no Rio São Francisco.
• Casa Nova
Esse município, situado às margens do rio São Francisco, está se firmando como um dos mais importantes destinos de enoturismo do país.
Não é à toa que importantes vinícolas têm investido na região, como a Miolo Wine Group, que escolheu essa cidade para instalar a Fazenda Ouro Verde. O local possui visitas guiadas à vinícola, para se conhecer o processo de produção e envelhecimento dos vinhos, fazer cursos na sala de degustação e adquirir produtos no varejo.
Adquirida em 2000, a partir de uma parceria entre as vinícolas Lovara e Miolo, a Fazenda Ouro Verde, possui hoje 700 hectares, dos quais 200 hectares cultivados com vinhedos, e produz cinco vinhos da linha Terranova: o branco muskadel, os tintos shiraz e cabernet sauvignon shiraz, o vinho de sobremesa late harvest e o espumante moscatel, brut e demi-sec.
Curaçá
Em Curaçá vale a pena conhecer a Gruta de Patamuté, um dos pontos de romaria mais conhecidos da Bahia. A Ilha da Coroa e a Ilha da Fantasia são boas opções para os amantes do turismo ecológico.
Juazeiro
O município de Juazeiro, no norte do Estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, é hoje um dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.
Essa região já é considerada o segundo polo de produção de vinho no Brasil. Faz parte do roteiro dos amantes do enoturismo passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas e conhecer suas peculiaridades, além de visitar a adega de barris de madeira e conhecer de perto o preparo do vinho.
A Orla Fluvial da cidade é muito movimentada e oferece diversos bares e restaurantes movimentados onde pode-se apreciar a beleza do Rio São Francisco.
O Vaporzinho foi o primeiro navio a vapor que navegou no Velho Chico. Importado dos EUA, antes de navegar nessa região ribeirinha fazendo o trecho Juazeiro-BA/Pirapora-MG, navegava no Rio Mississipi. Hoje é considerado um monumento que homenageia os navegantes e a navegação, já que foi o eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade.
O Museu do São Francisco, recentemente restaurado, conta com um acervo rico da história da cidade e do Rio São Francisco.
A Ponte Presidente Dutra, inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região Nordeste. O Parque da Lagoa do Calu é um local de lazer e entretenimento.
A estátua Nego D'Água, localizada na margem do São Francisco, é uma homenagem às lendas e folclores da região.
Juazeiro conta ainda com diversas opções para ecoturistas como ilhas pluviais, grutas e cachoeiras.
Atrativos: Juazeiro
• Ilha do Rodeadouro
A Ilha do Rodeadouro está a 12 km de distância do centro de Juazeiro e é uma das mais frequentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para o banho. Essa ilha conta com uma razoável infraestrutura e possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping.
• Ilha do Fogo
Localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, essa ilha marca a divisa entre os Estados da Bahia e Pernambuco. O local possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.
• Gruta do Convento
Situada a 100 km de Juazeiro, a Gruta do Convento conta com cortinas e torres formadas pelas estalactites e estalagmites, que dão forma ao lugar de 40m de largura e 30m de altura. O local tem ainda dois lagos que tornam o cenário muito mais belo.
• Cachoeira da Gameleira
Também formada pelo Rio Salitre, fica a 68 km de Juazeiro. Escondida entre a vegetação fechada da caatinga, num cenário paradisíaco, a queda-d'água escorre por um cânion onde está uma enorme gameleira, com raízes que fazem sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos de aproximadamente 5 metros de altura.
Paulo Afonso
Essa cidade é conhecida pelas suas belezas e encantos naturais, suas festas tradicionais como a Copa de Vela, e também, pelo pioneirismo da cidade em relação à geração de energia no Nordeste. Na Hidroelétrica do São Francisco, em Paulo Afonso, é possível conhecer o processo de transformação da água em energia.
Paraquedismo, rapel, tirolesa, rally, motocross, mountain bike, trekking e rapel fazem parte das muitas opções que os amantes dos esportes radicais encontram na cidade de Paulo Afonso. Nesse lugar acontece anualmente o ECO Esportes Radicais, um dos maiores eventos nacionais do gênero.
Em Malhada da Caiçara, um dos povoados do município, fica o Museu Casa Maria Bonita onde nasceu a primeira mulher a entrar para o Cangaço e a Associação dos Cangaceiros de Paulo Afonso, que promove "lutas do bando de Lampião e Maria Bonita", apresentadas durante festas locais.
Santa Brígida
O município de Santa Brígida tem um grande potencial geográfico favorável aos esportes radicais, como tirolesa, rapel, asa-delta, rallies, trilhas, montanhismo e também favorece ao ecoturismo.
Atrativos: Santa Brígida
• Serra do Galeão
Nesse espaço montanhoso, no centro urbano, estão edificadas as 14 estações que são utilizadas na dramatização da Via Sacra.
Sobradinho
Em 1971, o Ministério das Minas e Energia, para regularizar e garantir uma vazão mínima do Rio São Francisco para o aproveitamento das turbinas das usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Moxotó, tomou a decisão de construir a Barragem de Sobradinho. No antigo distrito, localizado a 46 km da sede do município de Juazeiro, ao qual pertencia, iniciaram-se em 1973 as obras de construção. Logo, a povoação tornou-se um grande núcleo urbano habitado pelos trabalhadores que edificavam a barragem. O projeto da CHESF era, depois de concluída a construção, organizar a retirada dos trabalhadores e destruir o núcleo urbano formado. No entanto, diante de forte mobilização dos moradores e através de plebiscito em 1989, acabou por se tornar uma cidade permanente.
Orgulho da engenharia brasileira, a barragem forma o segundo maior lago artificial do mundo em espelho d'água, com 4,2 mil km quadrados e capacidade de armazenamento de 34 bilhões de metros cúbicos de água. Sua água é ideal para o banho, pesca e prática de diversos esportes aquáticos, por isso, o lago ou barragem de Sobradinho tornou-se uma das maiores atrações turísticas da região. Do alto de um mirante, pode-se observar toda a cidade, a beleza das águas do lago e, principalmente, a eclusagem: sistema que propicia a passagem das embarcações do oeste da Bahia e Minas Gerais, por um elevador de água através da barragem até as cidades de Juazeiro(BA) e Petrolina(PE).
Em Sobradinho, uma boa opção é o inesquecível passeio no lago ou até Juazeiro, a bordo da barca Rio dos Currais.
A facilidade de acesso ao público incentivou a prática de esportes náuticos no local, especialmente a vela-hobie-cat, laser, windsurfe e jet ski .
Um reduto sobre as águas do São Francisco, a Ilha da Fantasia está situada no meio do Lago de Sobradinho, com enormes dunas e abrangente vista panorâmica. O acesso para visitas é livre.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais