Arte e Decoração

Não esqueça do corredor: veja formas de decorar o espaço

Ambiente visto como neutro pode ganhar diferentes peças e estilos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O corredor de sua casa é decorado? O espaço de transição e deslocamento do lar pode ser muitas vezes esquecido na hora de dar a personalidade na decoração. Apesar de não ser um lugar de permanência, há trunfos para investir neste espaço.

É o que explica a arquiteta Ieda Korman. “Muito mais frequentado do que se imagina, o corredor não pode ser esquecido quando se decora uma casa. Ainda que estreito, ele pode trazer a personalidade de quem mora e se tornar memorável”. A especialista listou, junto com a sócia Carina Korman, dicas para ajeitar o seu corredor da melhor forma.

Cuidado com as medidas

Corredores são, por via de regra, estreitos. Por isso, é sempre importante se atentar ao tamanho e disposição dos objetos, que não devem atravancar a passagem. “Apesar da pouca metragem, um corredor por se transformar em home office ou até biblioteca, por exemplo”, opina Ieda. Nesse caso, a marcenaria sob medida pode fazer toda a diferença, aproveitando ao máximo o espaço. Estantes, nichos e prateleiras levam funcionalidade para o espaço, que ganham uma nova utilidade.

Cores e texturas

Apostar em cores impactantes é uma ótima forma de levar personalidade para os corredores. “Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman. O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada, no teto, confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.

Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo, seja com um revestimento diferenciado, seja com papel de parede. “O papel de parede traz a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, opina Ieda Korman.

Espelhos

Uma forma elegante de revestir uma das paredes de um corredor é valer-se do espelho. “Ele confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação do espaço”, diz a profissional, que também indica que um bom projeto luminotécnico é essencial para esse tipo de ambiente. “É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada”.

Obras de arte

Por fim, corredores podem se transformar em galeria de arte. “Fáceis de criar e cheias de personalidade, a gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, também pode dar destaque, atraindo os olhares.