Comportamento

Nas alturas: conheça cinco tipos de passageiros mais irritantes durante o voo

Pesquisa aponta os piores comportamentos dos viajantes

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Comportamentos inadequados no lugar errado e na hora errada dão margem para qualquer pessoa se irritar, não é mesmo? Segundo uma pesquisa feita pela Expedia, os maus hábitos dos viajantes têm grande influência no sucesso ou fracasso de uma viagem de avião. Confira os cinco tipos de passageiros que são campeões em reclamação:

Foto: Reprodução/ Pinterest

1- Chutador de assentos 
O seu direito termina quando o do outro começa. A frase popular também faz sentido quando relacionada ao espaço delimitado das cadeiras dos aviões. Em primeiro lugar na pesquisa, os chutadores de assentos ficam responsáveis por 50% das reclamações.

A justificativa para tal atitude está no exagero da reclinação das poltronas do passageiro da frente. Apenas 4% dos brasileiros acreditam que reclinar o assento é falta de consideração com o passageiro que está atrás. 

2- Mau cheiro
Em segundo lugar está o passageiro que tira os calçados e as meias no avião. O mau estar no voo provocado pelo chulé pode ser evitado. Escolha uma posição e um calçado confortável para viagens longas. 

3- Pais desatenciosos 

Criança no avião não é sinônimo de problema. Ficar muito tempo parado e sem alguma distração ou atividade pode irritar até mesmo os mais velhos. É preciso ficar atento à rotina dos pequenos, escolhendo voos nos horários em que normalmente as crianças dormem, colocar roupas confortáveis nos pequenos, levar lanches e fones de ouvido e, por fim, pensar em atividades lúdicas que mantenha a proatividade.

4- Espaçoso 
Quem nunca levou um esbarrão durante o voo que atire a primeira pedra. O quarto lugar fica destinado para os passageiros que não respeitam o espaço alheio e acabam se esbarrando ou passando por cima do passageiro na hora de ir ao banheiro, por exemplo. Segundo a pesquisa, ser acordado gentilmente para dar espaço é melhor do que ter o seu espaço invadido. Nada do que um pequeno diálogo antes da decolagem não resolva. 

5- DJ's 
No último lugar, mas não menos irritante, ficou o tipo de passageiro que escuta música alta e os que falam muito alto. Muitas vezes, mesmo utilizando fones de ouvido, o som alto acaba escapando e incomodando a pessoa ao lado. Pedir gentilmente para que diminuam o volume das músicas é a solução. A viagem tem que ser confortável e satisfatória para todos. 

Veja algumas reclamações: