Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

NASA alerta que não haverá 'fim do mundo'

O alerta foi feito devido ao grande número de ameaças de mortes e suicídios recebidas por conta da suposta data do apocalipse

• 06/12/2012 às 11:35 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Por conta do grande número de cartas recebidas, a NASA decidiu divulgar no último dia 28 de novembro, um comunicado sobre o suposto 'fim do mundo' que aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012. O alerta foi feito durante uma conferência online com a participação de vários cientistas, desmentindo os indícios de que o 'fim do mundo' esteja chegando. O principal motivo da Nasa soltar o parecer foi pelo grande número de correspondências enviadas por jovens e adultos que prometiam promover suicídios e mortes coletivas.
De acordo com o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, muitas das cartas falam em suicídio, em destaque para o caso de um casal que está pensando em matar os próprios filhos para que não presenciem a destruição. "Há um caso de um professor que disse que os pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse. O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós", relatou Morrison durante a conferência. De acordo com as informações publicadas no site da NASA, outra preocupação destacada por Morrison é por conta das crianças que estão escrevendo relatando estarem com medo do tal apocalipse. "Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio", afirmou o astrobiologista. Entre as suposições do 'fim do mundo', as mais faladas são em relação ao calendário maia e e dos textos do escritor Zecharia Sitchi dos anos 70, que fala de um planeta de Nibiru ou Planeta X se chocará com a Terra. Para esclarecer, a NASA relembra que inicialmente duas datas foram divulgadas em 2000 e 2003 pelos Maias, mas como nada aconteceu, associaram ao dia 21 de dezembro por coincidir com o fim de um ciclo no calendário deles. Mas a NASA alerta que, como qualquer calendário, será apenas o fim de um ano como qualquer outro, só que para os Maias no dia 21. Em relação aos tais planetas 'Nibiru' e 'X', a NASA informou que são irreais. "Não há base para essas afirmações", diz. "Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu", diz o site da Nasa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo