Comportamento

Negócio nas estrelas: veja as áreas de atuação ideiais para cada signo

Astróloga Glória Britho explica que os signos mostram as áreas em que cada indivíduo tende a ter mais talento ou aptidão

Agência O Globo

Para quem quer começar a empreender, escolher um segmento de atuação pode ser um desafio. Unir as afinidades com as demandas do mercado é fundamental. E, para ajudar o empreendedor a conhecer seu potencial, a astrologia pode ser uma ferramenta eficaz.

Foto: Reprodução
A astróloga Glória Britho explica que os signos mostram as áreas em que cada indivíduo tende a ter mais talento ou aptidão, por exemplo, o que ajuda a definir um caminho a seguir.

— A gente pode atribuir a cada signo áreas de atuação. Os melhores empreendedores do Zodíaco seriam Capricórnio, Áries e Câncer. Mas o pisciano, por exemplo, que vive no mundo da lua, tem a vantagem da criatividade. Talvez precise de um sócio virginiano, para dar equilíbrio — brinca.

Para a astróloga Larissa Bedran, cada signo tem uma aptidão, mas todos podem empreender.

— Áries e Capricórnio têm uma energia bastante empreendedora. Outros têm mais sensibilidade, se conectam melhor com as pessoas. Depende de como a pessoa usa o seu potencial — avalia.

Segundo ela, para uma análise mais aprofundada é preciso considerar o sol, que é o signo do dia do nascimento, mas também o ascendente e a lua.

— Sol, lua e ascendente são o tripé da personalidade. É importante fazer uma relação entre os três.

Analista do Sebrae Rio, Juliana Lohmann aconselha que, após identificar a área em que deseja atuar, o futuro empreendedor faça um plano de negócios:

— O empreendedor precisa estar estruturado em termos de gestão. Caminhar para um negócio com o qual a pessoa não se identifica não dá certo, mas também é preciso fazer um plano de negócios, saber qual o objetivo, como é o mercado, quais os concorrentes, quem pode ser fornecedor, e depois se formalizar.

Veja as características de cada signo

Áries
20 de março a 20 de abril
Pontos positivos: Coragem, liderança, iniciativa, independência e proatividade. São motivados por abrir caminhos e por posições de comando.

Cuidados na hora de empreender: Impulsividade, agressividade e egoísmo. Precisam de mais senso de diplomacia e de controle sobre os próprios impulsos.

Áreas de afinidade: Empreendimentos esportivos, como academias, ou oferecer o serviço de personal trainer. Franquias também são boa opção, já que o ariano pode se sentir motivado com as metas de vendas.

Empreendedores famosos: Anitta, Larry Page (Google)

Touro
21 de abril a 20 de maio
Pontos positivos: São estáveis, firmes e práticos. Quando realmente concentram suas energias em algum projeto a dedicação é total e dificilmente desistem.

Cuidados na hora de empreender: Atenção à teimosia, preguiça e com o gosto pela zona de conforto, que pode paralisar estes indivíduos.

Áreas de afinidade: Negócios na área de alimentação, gastronomia, hospedagem, economia, arquitetura e organização de casamentos. Entre as opções de serviços que podem ser oferecidos, estão vitrinista, paisagista, massagista e terapeuta corporal.

Empreendedores famosos: Mark Zuckerberg (Facebook), Roberto Justus, Donatella Versace

Gêmeos

21 de maio a 20 de junho
Pontos positivos: Versatilidade, adaptabilidade, humildade, inteligência e comunicação. Gostam de trocar, aprender e conhecer novos ambientes. São motivados pela movimentação.

Cuidados na hora de empreender: Falta de compromisso, falta de foco, dificuldade de se posicionar e de tomar partido.

Áreas de afinidade: Possuem aptidão para o comércio e para publicidade e marketing, assim como produção de conteúdo e edição. Empreendimentos nas áreas de ensino e turismo podem motivá-los, assim como prestação de serviços de transporte, como motorista e entregador, por exemplo.

Empreendedores famosos: Donald Trump, Evan Spiegel (Snapchat)

Câncer
21 de junho a 21 de julho
Pontos positivos: Valorizam o vínculo, pertencimento, familiaridade, segurança e tradição. São motivados por cuidar daqueles que consideram familiares. Proteger, nutrir e trazer segurança para os seus é importante.

Cuidados na hora de empreender: Atenção à instabilidade emocional e ao excesso de sensibilidade. Podem se tornar manipuladores.

Áreas de afinidade: Cafés, restaurantes e empreendimentos ligados à maternidade e cuidados com bebês. Outras opções são brechós, venda de produtos para a casa ou trabalhar como corretor de imóveis ou decoração de interiores.

Empreendedores famosos: Gisele Bündchen, Elon Musk (Tesla Motors)

Leão
22 de julho a 22 de agosto
Pontos positivos: São motivados por alegrar, tornar o ambiente um espaço de entusiasmo enquanto tocam o coração e motivam quem está perto. Valorizam a nobreza, a beleza, o entusiasmo e a generosidade.

Cuidados na hora de empreender: O excesso de orgulho e a dificuldade para lidar com críticas podem atrapalhar.

Áreas de afinidade: Negócios ligados a diversão e hobbies ou à economia criativa. Podem se destacar como influenciadores digitais, palestrantes e youtubers.

Empreendedores famosos: Coco Chanel, Howard Schultz (Starbucks), Travis Kalanick (Uber)

Virgem

23 de agosto a 22 de setembro
Pontos positivos: Valorizam a organização, discernimento e simplicidade. São motivados por otimizar e tornar seu ambiente funcional. Possuem um forte apreço por servir e ser úteis aos demais. Gostam de resultado práticos.

Cuidados na hora de empreender: Atenção ao excesso de críticas e demasiado peso aos detalhes.

Áreas de afinidade: Personal organizer, empreendimentos com trabalhos manuais, traduções e áreas de reparo, como costura ou consertos.

Empreendedores famosos: Beyoncé, Jorge Paulo Lemann, Donald Fisher (Gap)

Libra

23 de setembro a 22 de outubro
Pontos positivos: Valorizam o senso de justiça, a mente lógica, a harmonia e o senso estético. São motivados por promover o equilíbrio e manter a diplomacia.

Cuidados na hora de empreender: Devem tomar cuidado com a dificuldade de se posicionar e tomar decisões.

Áreas de afinidade: Decoração, moda, arte, design, arquitetura, na área de atendimento ao cliente ou ligados a estética.

Empreendedores famosos: Luiza Trajano (Magazine Luiza), Kim Kardashian, Reed Hastings (Netflix)

Escorpião
23 de outubro a 21 de novembro
Pontos positivos: São perseverantes, determinados e intensos. Costumam se motivar pelos desafios e pelas posições de poder e controle.

Cuidados na hora de empreender: É importante aprender a lidar com sua força regenerativa e não se prender a pensamentos negativos.

Áreas de afinidade: Lojas de lingerie e artigos eróticos, negócios ligados à saúde mental, reciclagem e trabalhos no subsolo.

Empreendedores famosos: Eike Batista, Bill Gates (Microsoft)

Sagitário
22 de novembro a 21 de dezembro
Pontos positivos: São expansivos, otimistas e aventureiros. Gostam de criar metas e aproveitar a trajetória do caminho, aprendendo e ampliando as perspectivas ao longo da caminhada.

Cuidados na hora de empreender: É importante evitar a arrogância e a prepotência. A falta de foco, a dispersão e a megalomania podem atrapalhar a concretização dos projetos.

Áreas de afinidade: Negócios na área de ensino e educação, assim como viagens e turismo. Se sentem motivados com trabalhos que inspirem outras pessoas.

Empreendedores famosos: Walt Disney, Silvio Santos

Capricórnio
22 de dezembro a 21 de janeiro
Pontos positivos: São disciplinados, perseverantes, resilientes e com um forte senso de limite. Extremamente ambiciosos, se motivam por posições de poder.

Cuidados na hora de empreender: Devem tomar cuidado com a própria rigidez e com a necessidade de controle. Os medos e inseguranças desse signo que tanto se cobra devem ser controlados.

Áreas de afinidade: Brechós, antiquários, negócios ligados a construção e obras ou empreendimentos no mercado financeiro.

Empreendedores famosos: Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Jeff Bezos (Amazon)

Aquário
21 de janeiro a 19 de fevereiro
Pontos positivos: São os idealistas, inovadores e revolucionários do Zodíaco. Muito racionais, se motivam pelos ideais comuns e pelo o que favorece a coletividade.

Cuidados na hora de empreender: O excesso de rebeldia e o apego ao mundo das ideias podem ser um problema.

Áreas de afinidade: Mercado sustentável, negócios sociais que envolvem um propósito e empreendimentos ligados a tecnologia.

Empreendedores famosos: Oprah Winfrey, Michael Bloomberg

Peixes

20 de fevereiro a 20 de março
Pontos positivos: Empáticos, sensíveis e imaginativos. Piscianos são capazes de chegar longe pois acreditam nos seus sonhos. São motivados por trabalhos humanitários e artísticos.

Cuidados na hora de empreender: A tendência sonhadora pode atrapalhar na concretização dos objetivos.

Áreas de afinidade: Trabalhos ligados à arte, música, fotografia, moda e trabalhos terapêuticos e ligados à espiritualidade.

Empreendedores famosos: Steve Jobs (Apple), Jorge Moll Filho (Rede D’Or), Rihanna