Carros

Nissan chama dois modelos para recall por problema no banco dianteiro do passageiro

Falha pode resultar em lesões físicas graves ou, até mesmo fatais, aos ocupantes do veículo

Agência O Globo

A Nissan anunciou o recall de veículos Kicks e Versa por possibilidade de defeito no banco do passageiro dianteiro. Estão envolvidas 245 unidades dos dois modelos, fabricados em abril deste ano. Já a Volkswagen está convocando os proprietários de veículos Golf devido a um problema no conjunto da alavanca do freio de estacionamento.

No caso da Nissan, os proprietários já podem agendar o reparo gratuito de seus carros em uma das concessionárias no Brasil. Será realizada a correção do posicionamento e, se necessária, a substituição do banco do passageiro. O tempo estimado para o serviço é de duas horas.

Os chassis envolvidos são:

—  Kicks —  número de chassi (não sequencial) de 94DFCAP15JB138845 a 94DFCAP15JB139296


— Versa   — números de chassis (não sequenciais) de 94DBCAN17JB217802 a 94DBFAN17KB100193 

Em comunicado, a Nissan informa que foi detectada a possibilidade de um dos quatro parafusos de fixação do banco do passageiro ter sido montado com torque abaixo do especificado, devido ao posicionamento incorreto do banco na carroceria do veículo. O problema leva também ao falso travamento dos trilhos de ajuste da posição do banco. Essa condição pode resultar na diminuição da força de ancoragem do banco do passageiro dianteiro durante uma colisão e, em casos extremos, acarretar danos materiais, lesões físicas graves ou, até mesmo fatais, aos ocupantes do veículo. Para agendamento e mais informações, a Nissan disponibiliza o telefone 0800 011 1090 e o site.

Recall da Volks

Estão afetados pelo recall da Volkswagen veículos modelo Golf (Comfortline e Highline), ano/modelo 2017, fabricados entre 14 de fevereiro e 17 de agosto de 2017, com números de chassis (não sequenciais) de H4001693 a H4004319. Os proprietários devem agendar junto a uma concessionária da marca, a partir do dia 5 de novembro, a inspeção da alavanca do freio de estacionamento e eventual substituição, caso necessário.

No comunicado, a montadora diz ter constatado falha no processo de montagem do freio de estacionamento e, em alguns casos, pode haver o comprometimento da fixação dos cabos no conjunto da alavanca do freio de estacionamento. Em consequência, os cabos do freio poderão se soltar do conjunto da alavanca, tornando-o inoperante, com risco de acidentes e possíveis danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros.

Para agendamento ou ober mais informações, a Volks disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site da montadora.