Aeroporto VDC

Novo aeroporto de Vitória da Conquista contribui para a ampliação da malha aérea na Bahia

Aumento no número de voos também é reflexo do pacote de incentivos do governo do Estado

Especial de Conteúdo
Oferecimento
Considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo, aliado à velocidade e facilidade, o avião é a primeira opção procurada por muitos para conhecer novos lugares no Brasil. Como estado turístico, a Bahia é procurada por visitantes durante todas as épocas do ano, com destino não só a Salvador.

Com a inauguração do novo Aeroporto de Vitória da Conquista - Aeroporto Glauber Rocha -, o estado agora tem capacidade para receber ainda mais visitantes por via aérea e uma malha aérea maior. Desde o dia 8 de agosto, a cidade do sudoeste baiano passou a ter duas frequências diárias com origem em Guarulhos, em São Paulo, operadas pela Gol Linhas Aéreas. Para este voo, a aeronave utilizada é um Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.
Foto: Manu Dias / GOV BA
Com a nova operação, os voos de Guarulhos saem sempre às 14h45 e 21h25,chegando em Vitória da Conquista às 16h45 e 23h25. Os voos de volta partem às 6h10 e 17h25 e aterrissam em São Paulo às 8h10 e 19h25.

Além da Gol, a Azul, com a chegada do novo aeroporto, passou a operar os voos de Conquista para Salvador e Belo Horizonte com aeronaves maiores - o modelo Embraer 195 tem capacidade para até 118 clientes. Além disso, a companhia, desde o dia 5 de agosto, opera o voo Campinas-Vitória da Conquista.

Pacote de incentivos
Visando aumentar a expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, o governo do Estado publicou um decreto no início de julho que reduz o Impostos sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para a aviação civil.

Com isso, companhia aéreas anunciaram o aumento entre 20 e 40% da oferta de voos, partindo da Bahia, desde Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, entre outras. "A Bahia demonstrando sua força mais uma vez, no turismo, e até o ano que vem haveremos de crescer ainda mais, incorporando outras companhias aéreas nacionais e até internacionais", disse o governador Rui Costa à época.

Além de Conquista, Porto Seguro ganhou em agosto 12 novos voos da Latam, partindo de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Salvador também terá, a partir de outubro, novas rotas da empresa, levando até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Na capital, a Azul anunciou voos para Aracaju (SE), Maceió (AL) e Teixeira de Freitas (BA). A Passaredo também irá operar novos voos partindo de Salvador com destino a Ilhéus, Teixeira de Freitas e Aracaju.

Investimento
A obra do Aeroporto Glauber Rocha, com investimento de R$ 106 milhões, foi executada integralmente pelo Governo da Bahia, com mais de R$ 31 milhões do orçamento da administração estadual. O equipamento também recebeu investimento do Governo Federal, repassados até o ano de 2018.

O valor investido pelo Governo da Bahia foi destinado para desapropriações, elaboração de projetos, obras das pistas de pouso e terminal de passageiros, além de outras intervenções, como as vias de acesso até o novo aeroporto.