Com investimentos de R$ 106 milhões do Governo Federal repassados até 2018, mais R$ 31 milhões de orçamento da Administração Estadual, o novo equipamento é também uma demanda dos empresários que planejam implementar na região empreendimentos de médio e grande porte.
Guimarães analisa também que o novo equipamento tem potencial logístico para o transporte de determinados tipos de produtos.
"Há muitos produtos que é mais interessante de serem encaminhados para seus consumidores por via aérea, como produtos perecíveis, medicamentos, flores e outras coisas que precisam ser transportadas com muita rapidez. A via aérea, às vezes, é mais fácil e barata a depender da distância e da frequência de voos. Por isso a frequência de voos é tão importante".
Localização estratégica
Por estar próxima de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Vitória da Conquista é vista como uma cidade com potencial de interação interestadual. Com esse perfil, a região demandava um aumento na malha aérea. A inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, somada a redução do ICMS para as companhias aéreas por parte do Governo Estadual, possibilitaram esse crescimento.
Veja mais
Com isso, Conquista, que integra a zona turística baiana Caminhos do Sudoeste, possui voos partindo de Salvador, Belo Horizonte (Cofins) e Guarulhos, oferecido pela Gol, Azul e Passaredo.