Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

"O poder da juventude é a auto-comunicação", destaca Manuel Castells

• 24/04/2015 às 11:41 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

castells-ecod.jpg
"Não se trata do uso ou do não uso da internet, trata-se da forma de pensar", destaca o sociólogo
Foto: uscpublicdiplomacy

Manuel Castells, sociólogo espanhol, analisa as permanentes tensões entre adultos e jovens. Porém, argumenta, há uma grande diferença entre conflitos geracionais atemporais e os específicos da contemporaneidade: atualmente, a juventude pensa de forma digital – ela é capaz de se comunicar e de se organizar de forma independente e irreprimível nas redes, e é este o grande medo dos poderes sobre a web: “a internet é liberdade. E a liberdade é temida quando não é controlada.”

"Não se trata do uso ou do não uso da internet, trata-se da forma de pensar. A juventude é capaz de se autocomunicar, é capaz de se autoinformar, porque os jovens assumiram os novos instrumentos tecnológicos, enquanto que a sociedade adulta os nega. Primeiro nega a utilidade. Tem medo da internet. Os governos têm medo da internet, os pais têm medo da internet, todo mundo tem medo da internet. Por quê? Porque a internet é liberdade.”

No vídeo abaixo, Castells analisa aquela que considera a grande diferença entre as tensões geracionais que sempre ocorreram e as específicas da contemporaneidade: atualmente, os jovens pensam de outra forma – de forma digital – a juventude é capaz de se comunicar e de se organizar de forma independente e irreprimível nas redes.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade