Tecnologia

O que esperar das atualizações do Whatsapp em 2020

App promete novos recursos para este ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Whatsapp não para. Com a chegada do novo ano, o aplicativo de mensagens já se prepara para novas atualizações e recursos que serão liberados em breve para os usuários. Versões de teste do programa já indicam o que pode ser novidade em 2020.

Foto: Divulgação

Uma das tendências é a implementação do modo de tela escura no app, recurso que já é utilizado em outros aplicativos, como Instagram e Twitter. De acordo com a Revista Exame, o aplicativo fez diversos testes ao longo de 2019 para aderir à nova tela. A interface preta economiza energia, pois os pixels pretos estarão apagados, e emite menos luzes aos olhos do usuários nos celulares de tela Amoled (maioria dos smartphones de grandes marcas, em que cada pixel funciona como um emissor de luz, o que dá cores mais vivas).

Outra função que o Whatsapp ainda não tem e que diversos outros apps utilizam é o de mensagens que somem automaticamente, seguindo a lógica iniciada pelo Snapchat, há alguns anos atrás. De acordo com o site WABetaInfo, o "zap" não deve seguir essa tendência, mas trabalha em algo semelhante com o objetivo de reduzir o armazenamento gerado por grupos.

A novidade seria um período determinado para guardar as mensagens antigas, que pode variar de uma hora até um ano.

Os recursos não têm data oficial de lançamento divulgado pela empresa.



Economia de energia no iPhone
Este recurso já vale para os usuários de iPhone. O app se tornou compatível com o recurso de consumo de dados de internet do iOS 13. Com isso, mensagens de voz e imagens não são baixadas automaticamente, o que faz os dados móveis serem economizados. A função pode ser ativada no menu "Ajustes".