Comportamento

Ocupe a garotada no feriado: confira dicas de brincadeiras para as crianças

Tirar os pequenos dos aparelhos eletrônicos é uma ótima opção para provocar a interação e ajuda-los a gastar energia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vai passar o feriado em casa? Que tal proporcionar um momento de brincadeira entre as crianças? Tirar os pequenos dos aparelhos eletrônicos é uma ótima opção para provocar a interação e ajuda-los a gastar energia. A autora infantil Camila Piva sugeriu três brincadeiras para garotada. Confira:

Foto: Reprodução

Caça ao tesouro: Dividida em duas partes, entre enterrar o tesouro e desenhar um mapa com dicas da localização de onde está guardado, as atividades presentes em “Viva este livro” podem ser feitas para uma crianças esconder o baú e dar dicas sobre a localização, e a segunda em procurar para receber a recompensa. No final, eles podem também trocar de papeis, recomeçando a brincadeira!

Faça uma entrevista:
Também uma das atividades sugeridas no livro, a entrevista pode ser feita sozinho (para autoconhecimento), mas é interessante quando feita em dupla ou grupo. As crianças podem se conhecer melhor, sendo verdadeiras não apenas com elas mas também com o outro, incentivando a sinceridade e também o senso de empatia.

Monte um acampamento: Essa é uma atividade que foi, inclusive, sugerida fazer em conjunto. A velha brincadeira de “montar uma forte de almofadas”, com lençóis, cobertores, travesseiros e almofadas. É muito divertido e precisa do trabalho colaborativo para que o forte fique resistente e grande o suficiente para acomodar todos.