Literatura

Oitava edição da Flica irá homenagear escritora Conceição Evaristo

Evento será realizado entre os dias 11 e 14 de outubro, em Cachoeir

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A oitava edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) terá como homenageada este ano a escritora mineira Conceição de Almeida. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de outubro, em Cachoeira, recôncavo baiano. A entrada é gratuita.

Durante o evento de lançamento, que aconteceu na tarde segunda-feira (04), a escrita ressaltou a importância da mulher negra ser vista e homenageada. "Para mim é um honra e uma alegria ser homenageada pela Flica, já que trajetória da mulher negra na literatura é muito dolorosa em termos de reconhecimento", explicou.

O presidente da Rede Bahia, que também estava presente no evento, falou da importância da feira literária tanto no âmbito cultural quanto no âmbito econômico. "A Flica traz grandes nomes ao conhecimento do público, revela novos nomes dsa literatura na Bahia e no Brasil, além de movimentar Cachoeira de uma forma turística e econômica", explicou.

Já o governador Rui Costa falou que, a cada ano, o evento fica mais conhecido no Brasil e no exterior. " “Tenho certeza que será uma edição de sucesso, porque a feira vem se consolidando, ganhando musculatura na literatura de adultos e crianças e apaixonando ainda mais os amantes da leitura”, disse.
Também anunciados como participantes do evento Alberto Mussa, Noemi Jafe e Zack Magiezi, Aidil Araújo Lima, Julián Fuks, Marcus Vinícius Rodrigues e Silviano Santiago. A programação completa do evento e da fliquinha ainda serão divulgados.

O evento contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa; do curador da Flica, o escritor e jornalista Tom Correia; das curadoras da Fliquinha, Mira Silva e Lilia Gramacho; da secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; do prefeito de Cachoeira, Tato Pereira; e do coordenador geral da Flica e um dos idealizadores do evento, Emmanuel Mirdad.

Ao longo dos últimos sete anos, a Flica reuniu diversos autores sendo 28 internacionais, 67 nacionais e 75 locais.