Negócios

Orientações: confira nove dicas para sustentar seu negócio durante a crise do coronavírus

Para especialista, é importante o envolvimento em duas ações: solidariedade e ajuda mútua

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em tempos de isolamento social e redefinições econômicas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), surge a dúvida sobre como atenuar os efeitos desta crise e também preservar os negócios. 

Para o sócio diretor da Consulting, André Torres, “é mais do que importante, agora, que nos envolvamos em duas ações: a solidariedade e ajuda mútua, respeitando as orientações das organizações de saúde. ” 

Foto: Reprodução

Além disso, para André, "agora é hora de o empresariado reduzir despesas e buscar liquidez para suportar esse período de instabilidade financeira”. Repensar o formato dos negócios é uma dessas medidas, por isso, André separou outras dicas para ajudar nesse desafio. 

Confira outras dicas para sustentar seu negócio durante a crise do coronavírus:

- É imprescindível a orientação de sua equipe sobre autocuidado e higiene, afim de controlar o contágio;

- Estimule o home-office;

- O autocuidado consta de lavar mais as mãos e outras áreas de fácil contato, e utilizar do Álcool Gel, com percentual alcoólico entre 62% e 71%;

- Intensifique a higiene de maçanetas, corrimãos, pias e demais superfícies de contato frequente em sua empresa;

- Substitua seus encontros por videoconferências. Evite reuniões presenciais e viagens a negócios, até que a situação seja normalizada;

- Avalie seu fluxo de caixa e faça um planejamento financeiro. Caso necessário, renegocie dívidas e prorrogue vencimento de despesas a pagar no curto prazo, reduzindo todos os custos possíveis;

- Evite o investimento em projetos sem antes ter um estudo assertivo da sua rentabilidade e tempo de retorno;

- Evite que a dificuldade financeira comprometa sua credibilidade no mercado;

- Fique atento às oportunidades de capitalizar seu negócio em condições favoráveis. Aproveite as possibilidades para adiantamento de recebíveis (securitização) ou financiamento.

Outras sugestões
Além dessas dicas, a orientação dada pelo especialista é de que é importante procurar algum suporte, como uma consultoria para te ajudar a entender esses benefícios e documentações técnicas, seja assessoria contábil, financeira ou jurídica.