Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Ouro líquido: dez dicas para escolher um bom azeite

Atenção é essencial para não cair em armadilhas e se deixar levar por embalagens

Redação iBahia • 10/11/2018 às 22:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os azeites são classificados como virgem, extravirgem e lampante, mas apenas os dois primeiros são próprios para a alimentação. Para se produzir 1 litro de azeite são necessários entre 6 e 10 quilos de azeitonas, dependendo do tamanho e do rendimento de cada fruto. Os azeites apresentam experiências sensoriais únicas e podem ter notas de sabor de frutas, amêndoas, madeiras, cítricos etc. Novas técnicas e o desenvolvimento de estudos que envolvem agrônomos, químicos, médicos, gourmets e chefs de cozinha descortinam uma inusitada perspectiva sobre o azeite, unindo tradição e maestria.

Foto: Divulgação

Para melhor escolher o seu azeite, o consumidor deve levar em conta estas dicas:

- Não se deixe enganar pelas aparências: embalagem bonita não significa azeite bom.

- Azeite de boa qualidade é puro sumo de azeitonas, sem refino e sem misturas com outros tipos de óleos e extraído a frio.

- Prefira embalagens guardadas em lugares frescos e ao abrigo da luz.

- Leia com atenção o rótulo e verifique todos os detalhes: data do envase e, preferencialmente, a data da colheita. Quanto mais recentes a colheita e o envase, melhor. Com o passar do tempo, os azeites oxidam e perdem o vigor de suas propriedades benéficas.

- Não se preocupe com a acidez. Ela é um parâmetro químico imperceptível ao paladar e não altera os valores nutricionais do azeite.

- Selos de denominação de origem ou prêmios em concursos podem ser uma boa referência de qualidade.

- Ao contrário do que muitos acreditam, o azeite, por ter grande concentração de gordura monoinsaturada, é ideal para cozinhar.

- O amargor e o sabor picante são os atributos positivos do azeite relacionados à concentração de nutrientes benéficos à saúde. Assim como na cerveja e no chocolate amargo, as notas sensoriais são sutis sinais de frescor. O óleo de oliva nunca deve ter toques acéticos ou avinagrados, rançosos ou fermentados.

- Por fim, use os seus sentidos: uma boa maneira de começar é saber que um azeite extravirgem deve ter um frutado de azeitona verde ou mais madura, ervas recém-cortadas ou que remetam a frescor.

- Bons azeites são feitos em muitos países. A qualidade depende do cuidado no cultivo, da tecnologia de extração e do envase.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia