Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Palacete das Artes promove tarde especial para crianças

• 26/10/2015 às 11:10 • Atualizada em 30/08/2022 às 1:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Palacete das Artes promove uma tarde lúdica para as crianças, com atividades de leitura, desenho e contação de histórias. O evento, que é gratuito, acontece no próximo sábado (31), a partir das 16h, e tem o propósito de marcar o lançamento do livro 'Contando Estórias', da escritora e educadora musical baiana Mariza Jambeiro. A obra, com capa da artista plástica Graça Ramos, remete à própria infância da autora, vivida com todas as peraltices que tinha direito na localidade de Vila da Palestina, antes pertencente ao município de Itabuna, atualmente cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia.
Durante a tarde, as brincadeiras com as crianças vão contar com a coordenação das recreadoras Rachel e Eliseth Catan, Marcilene Dias, Lucineide Reis e Elisângela Ferreira. Além das atividades de recreação, vão acontecer oficina de brinquedos, ilustrações para colorir e contação de histórias do próprio livro, que remete a momentos de diversão e ludicidade numa típica cidade do interior baiano.
'Contando Estórias' reflete o contato livre e sem medos da menina do interior com a natureza, o convívio com os animais e a relação sempre divertida e prazerosa com outras crianças da vizinhança. Nessas brincadeiras infantis, a rua era o grande playground, onde as crianças podiam correr livremente e estimular a criatividade na criação de jogos, histórias e diversões. Esse universo é transposto por Mariza Jambeiro para os seis contos do seu livro: 'O Capa Bode', 'Meus Três Amiguinhos', 'Menina Fada', 'Amor Incondicional', 'O Peixinho de Olhos Azuis' e 'A Menina Que Viu O Céu Aberto'.
Como informa a autora, esse último conto, foi que deu origem à obra. O texto fala de um sonho vivido por Mariza aos nove anos de idade e que se tornou motivador de sua trajetória de vida. Descreve um fenômeno talvez físico ou espiritual, que fez o céu ganhar um formato totalmente diferente na sua cabeça de menina, possibilitando o contato com um ser superior.
Foto: Divulgação
Além dos contos, o livro traz uma página para uso do leitor mirim (desenhar, pintar, etc) e um glossário para que as crianças possam conhecer algumas palavras e expressões típicas do linguajar regional, como "bejolet" (tipo de sorvete), "caçuá" (cesta feita com cipó), "pregão" (canto para chamar freguesia) e "jupará" (macaco da região), entre muitos outras.
SERVIÇO
Data: 31 de outubro
Horário: 16h
Local: Palacete das Artes | Rua da Graça, 284, Graça
Ingresso: Gratuito

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura