Dia das Mães

Para escutar e acolher! Confira dicas de cinco podcasts sobre maternidade

Um ótimo jeito de ouvir outras experiências da maternidade é através de podcasts

Cláudia Callado (claudia.callado@redebahia.com.br)

A maternidade é um mundo novo que se abre para a mulher quando ela descobre que está grávida. Além de prazeroso e desafiador, maternar pode ser também muito solitário. Por isso, saber que tem pessoas passando pelo mesmo processo de descobertas e dificuldades que você, pode ser tranquilizador. E um ótimo jeito de ouvir outras experiências da maternidade é através de podcasts.  

Além de saber que você não está sozinha, é possível aprender com dicas de quem já passou pelos desafios da maternidade: a preparação para o parto, o que comprar no enxoval, educação, amamentação, introdução alimentar e por aí vai.  

Se você quer embarcar nesse universo, preparamos uma lista de podcasts que podem se tornar verdadeiras companhias para as mães - ou futuras mães.  

Confira:  

Foto: Divulgação
Comandado por Tati Bernardes, Camila Fremder e Helen Ramos, mães de Rita, Arthur e Caetano, respectivamente, o podcast tem a primeira temporada toda voltada para o tema maternidade. A cada episódio as três recebem convidadas para falar, sempre de forma humorada, dos perrengues da maternidade.  

Na segunda temporada o tema é sexo e na terceira, amizade. Mas o assunto maternidade acaba sempre voltando. É, primordialmente, um podcast sobre o universo feminino. 

Foto: Divulgação
O Maternitretas propõe um novo olho para discussões sobre maternidade. A descrição do podcast diz: tretas da maternidade real enquanto criamos pessoas melhores pro mundo. 

As apresentadoras Flávia Carvalho, Kika Moreira e Ana Paulo Novato colocam as cartas na mesa para discutir temas doloridos como abandono parental, julgamento, a importância do livre brincar, entre outros. 

Foto: Divulgação
Apresentado por Martha Lopes e Marcella Chartier, o Mãezonas da porra já chegou ao fim, mas tem uma série de episódios sobre assuntos como como dinheiro, qual a escola ideal, trabalho doméstico, parto, redes sociais, carreira, autoestima e mais uma extensa lista de temas que dizem respeito a mulheres e maternidade. 

Foto: Divulgação
Mamilos não é um podcast somente sobre maternidade, mas ao se propor a fazer ‘jornalismo de peito aberto’, as apresentadoras – e mães - Juliana Walleur e Cris Bartis, já debateram o universo da maternidade em algumas oportunidades.  

Foto: Divulgação
Mais um podcast que não é dedicado exclusivamente para a maternidade, mas por ser feito por duas mães, Luísa Ferreira, a Chata de Galocha, e Thaís Farage, acaba abordando temas comuns à todas as mães.  

Ao falar do universo feminino, as duas trocam experiências e informações sobre produção de conteúdo, maternidade, moda e beleza.