Tecnologia

Para pegar no flagrar: como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi sem permissão

É possível, seja pelo computador ou celular, verificar todos os dispositivos conectados à rede

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está achando sua internet lenta? Se sim, pode ser que tenha alguém usando seu Wi-Fi sem o seu consentimento. Mas, fique tranquila (o), é possível, seja pelo computador ou celular, verificar os dispositivos conectados à rede. O site Techtudo ensinou três formas de identificar se alguém usa seu Wi-Fi. 

Foto: reprodução /Pixabay

1- Pelo computador: a interface de configurações do roteador pode mostrar todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi. Você só precisa saber o IP do produto e seus dados de login, que em geral seguem o padrão de cada fabricante e fica no fundo do aparelho. 

- Com os dados em mãos, você deve abrir o navegador e digitar o IP do roteador na barra de endereços e dar Enter para acessar o painel de controle.  Um exemplo de IP, 192.168.1.1;

- Depois, digite na tela o login e a senha. Quando abrir os menus, procure a opção "LAN", “Local Network” ou “Wireless”;

- Procure por uma tabela de dispositivos. Dependendo do roteador, ela pode conter informações como endereço MAC, IP e o nome de cada dispositivo. Cada linha da tabela é um aparelho conectado à rede: celulares, computadores, TVs, Chromecast ou qualquer outro com antena Wi-Fi;


2- Pelo celular: você deve acessar o painel de configurações pelo navegador do celular fazendo o mesmo procedimento. Outra opção é baixar o aplicativo oficial do fabricante do roteador. 

3- Usando softwares especializados: para olhar pelo celular, você pode baixar aplicativos especializados em análise de rede, como o WiFi Monitor. Já no computador, você pode usar o Wireless Network Watcher e o WiFi Guard. 

Ao baixar e instalar o WiFi Guard no computador, você deve selecionar o adaptador de rede do computador e escolher aquele que traz número de IP ao lado e clicar em "OK" para avançar. 

Depois, clique em "escanear agora" para fazer uma varredura na rede e encontrar os dispositivos conectador. Quando aparecer a lista de aparelhos observar se tem algum "invasor", você consegue visualizar o fabricante dos dispositivos na coluna "fornecedor".