Arte e Decoração

Para você e a sua casa ficar zen: conheça a técnica de decoração Feng Shui

A Feng Shui, é uma solução para promover a harmonia e bem-estar da casa e dos moradores

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer deixar sua casa com um estilo mais "zen"? Investir na técnica milenar chinesa, Feng Shui, é uma solução para promover a harmonia e bem-estar da casa e dos moradores. De acordo com a arquiteta e consultora em harmonização de ambientes Néa Neuhaus, a técnica entende o lar como um organismo vivo.

 “O Feng Shui vem para equilibrar as energias dos espaços e, consequentemente, dos moradores. Os ambientes tanto podem acolher quanto repelir energia e, neste caso, energias que podem trazer dificuldades em diversas áreas da vida: trabalho, carreira, relacionamentos, família, entre outros”, explica a arquiteta.

Foto: divulgação
Ainda segundo Néa, o planejamento da casa e dos seus ambientes, desde a disposição de cada móvel e objeto, irá influenciar como a energia afetará seus moradores. A técnica é considerada uma espécie de “acupuntura dos espaços”, no entanto, a harmonia vem através da disposição de objetos, mobílias, formas e cores.

 O trabalho de harmonização é iniciado com base no Baguá, que é um mapa das áreas que devem ser trabalhadas através do Feng Shui: prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade e família.

 A especialista comentou algumas dicas para quem busca promover esse equilíbrio em casa o mais breve possível. Confira:

- Alterar a posição de alguns móveis ajuda a harmonizar o ambiente de maneira quase imediata;

- Nos quartos, as camas devem ficar em uma posição em que o ocupante, deitado, tenha perfeita visão do espaço, não tenha os pés voltados para a porta de entrada e do banheiro e que, de preferência, não estejam localizadas atrás de janelas.

- Nunca deixe o sofá de costas para a porta de entrada. Assim, não devemos guardar objetos quebrados ou que já não nos servem mais, uma vez que a energia fica estagnada.



Mais sobre costumes chineses e a decoração

Para os chineses, os banheiros, por exemplo, estão relacionados com a prosperidade e devem ser bonitos e bem cuidados. “As torneiras dos banheiros representam a entrada de dinheiro numa casa. Portanto, cuide para que elas funcionem bem, não apresentem vazamentos e estejam bem cuidadas e limpas”, pontua Néa. Outro elemento que representa a abundância financeira é o fogão. Quanto mais utilizado e mais limpo, melhor, de preferência com todas as bocas funcionando e sem lixo por perto. Colocar laranjas e tangerinas na fruteira também ajuda a atrair prosperidade.
 
Já no campo do relacionamento, o ideal é optar por objetos em pares, como dois vasos e duas luminárias. Fotografias de um casal em um momento de felicidade, acessórios em cerâmica ou objetos em tons rosados também são bem-vindos. “A principal característica do Feng Shui está em identificar e tratar aspectos do ambiente que podem estar estagnando energia e trazer a harmonia de volta, não apenas para a casa, mas para a vida pessoal dos moradores”, finaliza Néa.