Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Parabéns Itamaraju! Cidade Comemora 54 anos de emancipação

Cidade faz parte da Costa das Baleias e foi um dos pontos que os portugueses avistaram ao chegarem aqui em 1500

• 05/10/2014 às 8:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A cidade de Itamaraju comemora seus 54 anos neste domingo (5). Localizada no Sul da Bahia, emancipou-se em 1961 e foi desmembrado de Prado. A cidade já foi uma grande referência econômica na era do cacau, em seu auge, nas décadas de 70, 80 e 90.
Hoje possui um potente centro comercial, o maior do extremo sul do Estado, e uma festa junina que movimenta toda a região.
Origem do Nome - Na linguagem indígena significa "pedra". O maior símbolo da cidade é a "Pedra do Monte Pescoço". A palavra "Mara" simboliza uma região montanhosa, forte característica da cidade. "Ju" é a primeira sílaba do rio que corta a cidade, o Rio Jucuruçu. Itamaraju, em 1500, com a chegada do portugueses foi um dos montes avistados pelos colonos. A terra sempre habitada pelos índios pataxós, em 1860 foi "invadida" por exploradores de madeiras.
Turismo - O ponto turístico que mais atrai visitantes é o Monte do Pescoço. Na Carta de Pero Vaz de Caminha, a passagem em que ele fala das "Serras Baixas", se refere a Itamaraju, na ocasião da chegada dos portugueses. O munícipio faz parte da Costa da Baleias e para marcar a diversão, o turista pode contar com as festas de Cosme e Damião e as festas juninas. Leia também Veja as cidades da Bahia que fizeram aniversário este mês Salve, Camaçari! Município comemora 256 de emancipação

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais