Arte e Decoração

'Parede destaque' é tendência na decoração; veja como ela funciona

Arquiteto responde dúvidas em relação a maneira de escolher a melhor estética para a sua parede

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar em "parede destaque"? A nova tendência da decoração é marcada pela originalidade e personalidade dada ao espaço em que ela está, como o próprio nome diz, em destaque. O arquiteto Márcio Barreto explica os benefícios e possibilidades das paredes destaque. Confira: 

Usar uma “parede destaque” em casas ou apartamentos traz economias na hora de decorar?

“Sim. Muitas pessoas acreditam que para decorar um espaço, precisamos inserir itens em todas as paredes do ambiente, mas nem sempre isso é necessário. Embora reduza os custos, conseguimos manter, de maneira criativa, a qualidade estética do local”, elucida. 

Qual o tamanho ideal para esse tipo de parede? Larga ou estreita?

Por que essa tendência decorativa vem aparecendo? O que ela traz de diferente para o lar?

“Elas (paredes destaque) são uma ótima solução para personalizar as residências. Pode ser um apartamento alugado, onde uma simples pintura já mudará o ambiente. Outro exemplo é um apartamento próprio que passará por uma reforma geral e o cliente deseja caprichar, investindo em um acabamento mais requintado. Em vez do custo ser dividido para todos os cômodos da casa, basta que ele use o acabamento apenas na ‘parede destaque’, ou até mesmo em um trecho dela”.

Quais materiais uso para criar uma “parede destaque”? 

“As opções são inúmeras, mas as campeãs de uso são: pintura, revestimentos em porcelanato, marcenaria e papel de parede. Existem outras várias soluções como placas de gesso 3D, placas plásticas 3D, texturas com massa, mármores, granitos, dentre outros”.

Esse tipo de parede só funciona com base (cores) neutras? 

“Não. A ‘parede destaque’ pode ter cores vibrantes, desde que seja um tom que o cliente goste bastante. A base neutra nos ajuda a combinar essa parede de forma mais fácil com os outros itens de decoração, além de entregar mais liberdade para uma possível troca desses artigos. Caso a residência esteja usando tons azuis na decoração e deseje mudar para o cinza, a parede com base neutra permite que essa mudança seja feita de forma mais fácil”.

Qual o melhor cômodo para destacar a parede?

“Todos! Sala, quartos, banheiro, cozinha; todos os ambientes podemos trabalhar uma parede como destaque e dar personalidade ao espaço”, conclui.