Carros

Perdeu a placa do veículo na chuva de Salvador? Saiba o que fazer

As fortes chuvas que atingiram Salvador nesta terça (26) fizeram com que diversos veículos perdessem as placas nos alagamentos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

As fortes chuvas que atingiram Salvador nesta terça-feira (26), fizeram com que diversos veículos perdessem as placas nos alagamentos que se alastraram pelas ruas da cidade. Mas, e agora, o que os motoristas devem fazer? O Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) garante que não é necessário fazer um Boletim de Ocorrência para adquirir uma nova placa, mas a medida é uma proteção para o proprietário.

Foto: Reprodução
Confira abaixo os passos que devem ser seguidos em situações como esta:  

- O Detran recomenda que o proprietário do veículo registre o boletim de ocorrência em uma delegacia, porque a placa pode ser localizada e usada em clonagem ou roubo de veículos. É uma medida de proteção para o cidadão, mas o Detran não exige o boletim para fazer a troca da placa.

- Quem tinha a placa cinza precisa solicitar a placa Mercosul e a segunda via do emplacamento ( R$ 74) e fazer a vistoria do veículo ( R$ 105). Já o proprietário que perdeu a placa Mercosul precisa comprar uma placa nova em uma das empresas credenciadas. A troca de placas precisa da autorização do órgão de trânsito, que deve ser solicitada na Central de Atendimento do Detran, no SAC do Shopping da Bahia.