Educação

Pesquisa aponta que 54% dos universitários não confiam no ensino superior

Valores e tempo gasto nos cursos estão entre as insatisfações dos entrevistados

Redação Correio 24h
- Atualizada em

Segundo pesquisa da rede global de instituições acadêmicas privadas, Laureate International Universities, mais da metade dos universitários brasileiros (54%) não confia no sistema de ensino superior atual. A pesquisa, realizada com quase 7 mil alunos brasileiros, também aponta que 2/3 dos estudantes não estão satisfeitos com o dinheiro e o tempo investidos nos cursos.

Apesar das insatisfações, mais de 85% dos alunos acreditam que seu curso é imprescindível para que possam aprender habilidades profissionais específicas. Eles também esperam que a graduação lhes proporcione um futuro melhor, segundo o levantamento.

Entre as mudanças e melhorias desejadas pelos entrevistados está a inovação para o alcance dos objetivos profissionais, como a educação orientada para a carreira, estágios remunerados e cursos ministrados pelos empregadores. O interesse pelo empreendedorismo aumentou, e 96% dos estudantes gostariam que as universidades dessem um maior incentivo na 

A pesquisa ouviu 6289 alunos de onze instituições Laureate. Além deles, 506 estudantes brasileiros de outras universidades também foram entrevistados. O levantamento foi feito em parceria com a Zogby Analytics.

Correio24horas