Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Planejamento é o caminho para realizar sonhos e metas em 2013

A especialista em coach, Solange Melo, dá dicas sobre como fazer este planejamento

• 26/12/2012 às 8:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar [...] e o tal do mundo não se acabou", já dizia a música de Assis Valente. E 2013 está chegando com tudo, com este clima de renovação e planejamento para o ano que está só começando. "Eu acho que nesse próximo ano [2013], a vida pessoal tem que ser a coisa mais importante do ser humano", afirma a filósofa e especialista em coach, Solange Melo. E, para conseguir realizar os sonhos, objetivos e metas, o caminho é planejar.
"O planejamento é um guia, um norte para tudo na vida da gente"
O planejamento, de acordo com a filósofa, eleva a nossa autoestima, "Realizamos porque nós planejamos. O planejamento é um guia, um norte para tudo na vida da gente", resume Solange. Como planejar"A maior falha de nsosa sociedade, é que a gente não planeja", afirma a especialista em coach. Ela ensina por onde começar. "Planejar, excecutar e pensar no que já vinha fazendo", diz. Depois, nada de ficar eufórico e cair na tentação de fazer uma lista imensa de objetivos e acabar adiando sempre para o próximo mês o que você quer fazer. O ideal, de acordo com Solange, é planejar sempre para cada três meses, estabelecendo, no máximo, três metas.
Na hora de escolher estas metas, não adianta ter ideias muito distantes da sua realidade. "Tem que ser coisas da sua vida, do seu cotidiano... Trazer o sonho e o objetivo para realidade", explica a filósofa. Outra dica é estabelecer a data e o horário que você vai começar a buscar a sua meta. Também é importante ter um objetivo, um foco e já visualizar o resultado, recomenda Solange. Para ajudá-lo na tarefa de planejar, você pode colocar tudo em um papel. Ou então, utilizar figuras, e fazer até um "quadro dos sonhos", uma técnica aplicada pelo coaching. Neste quadro, você coloca os desejos, as metas, as realizações. "Eu idealizo, eu visualizo e eu realizo", explica a especialista.
"Eu idealizo, eu visualizo e eu realizo"
"Se eu vejo, se eu escrevi, eu desejo, tem a força do universo. Ele sempre conspira ao nosso favor, a gente que não tem essa conexão. Nós temos a capacidade de realizar tudo", afirma Solange. Quando realizamos, segundo ela, às vezes pensamos que foi coincidência, mas foi resultado de um trabalho interno. Suporte é necessárioPara fazer este planejamento do que você quer realizar em sua vida, um suporte é essencial, de acordo com Solange. Pode ser um amigo, a esposa, o esposo, um coach ou pessoas que você admira por terem realizado aquilo que sonharam. O papel deste suporte é ajudá-lo a planejar e fazer um acompanhamento. Afinal, às vezes, as pessoas desistem do que foi planejado. "A gente perdeu esse fogo interno do que a gente quer de verdade na nossa vida, por isso tem que ter um suporte", explica a filósofa.
O suporte é muito importante, principalmente no início, pois depois da ajuda você pode começar a andar com as suas próprias pernas. "É só para você subir um degrau", diz. Precisamos do feedback do outro e quando começamos a realizar o que foi planejado, recebemos este retorno. Viver melhorO planejamento ajuda a ter uma vida mais feliz. "Porque a vida é feita de realizações", explica Solange. Entretanto, às vezes, entendemos realizações de forma distorcida, queremos de forma muito rápida, dentro de um padrão estabelecido. "E não é isso. Posso ter coisas maravilhosas dentro do que a vida está me oferecendo agora. Sei que depois disso posso subir". Segundo a especialista, no coaching, é utilizada a metáfora da escada: não pode subir tudo de uma vez, mas sim subir passo a passo cada degrau.
"O planejamento vai me ajudar a melhorar onde estou em baixa"
Segundo a especialista em coach, a vida é abundante, assim como complexa e simples ao mesmo tempo, e nós queremos viver bem em todos os aspectos, seja no trabalho ou na vida pessoal. E isto não é uma tarefa fácil. "O planejamento vai me ajudar a melhorar onde estou em baixa... Saber onde preciso ser ajudado", explica. Apesar da virada do ano ser um momento bom para começar uma vida nova, ela não traz a realização das coisas. "A passagem de ano é um rito, é bom. Mas não é a passagem de ano que faz eu realizar as coisas. A verdade da minha vida depende do dia que eu marquei que eu quero comecar a realizar", afirma Solange. Então, nunca é tarde para começar a planejar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia