Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Pnuma lança iniciativa para proteger os recifes de corais

Redação iBahia • 26/05/2016 às 14:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

corais-ecod.jpg
Houve um branqueamento sem precedentes nas regiões norte e central das Grandes Barreiras de Corais", localizadas na Austrália
Foto: Grid Arendal/Glenn Edney

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou na quarta-feira, 25 de maio, uma nova iniciativa para proteger os recifes de corais em todo o mundo. Em Nairóbi, no Quênia, onde está sendo realizada a segunda Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, o diretor-executivo da agência, Achim Steiner, afirmou que "os humanos causaram o desaparecimento de quase 20% dos corais".

Segundo Steiner, "para que a área tenha uma chance de lutar é necessária uma ação precoce e eficaz para combater a mudança climática".
O Pnuma informou que "houve um branqueamento sem precedentes nas regiões norte e central das Grandes Barreiras de Corais", localizadas na Austrália. O local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura.

Maldivas e Índia
O branqueamento também foi registrado na região central do Oceano Índico, nas ilhas Maldivas, no Sri Lanka e nas ilhas Laquedivas, na Índia. Nessa última região o problema atingiu 100% dos corais em alguns locais e muitos não vão sobreviver.

O relatório revelou que o branqueamento é uma das principais ameaças aos corais de recifes. Quando o problema ocorre, os corais se tornam mais vulneráveis à erosão e perdem sua estrutura.

O mecanismo de proteção dos corais lançado pelo Pnuma conta com informações ainda da Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos, Noaa, do WWF, do Centro de Ciência Climática das Ilhas do Pacífico e do Serviço Geológico americano.

(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade