Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Por que a gente come bem mais no inverno?

Nas baixas temperaturas as pessoas também acabam comendo mais doce

Redação iBahia • 28/05/2018 às 7:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 18:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com a proximidade do inverno, a temperatura cai, mas a fome teima em fazer o caminho inverso. Para muita gente, nos dias mais frios, a vontade de comer só aumenta. Os motivos podem ser biológicos e psicológicos.
Foto: Divulgação
— No frio o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal. Esse trabalho demanda mais energia e por isso a sensação de fome aumenta, como forma de repor o que é necessário — explica Carolina Pimentel, especialista em Ciências da Nutrição e membro do conselho consultivo de nutrição da Herbalife.
Nas baixas temperaturas as pessoas também acabam comendo mais doce. De acordo com Ana Claudia Mariano, professora do curso de Nutrição da Unisuam, essa é uma forma de se manter “feliz” no frio.
— Em geral, pessoas que não gostam ou não se sentem bem no frio tendem a produzir menos serotonina, que está associada à sensação de bem-estar e acabam compensando com a comida, e geralmente com doces. Uma maneira de combater é tentar aumentar os níveis de serotonina no organismo. Isso pode ser conseguido ingerindo alimentos fontes de triptofano, como carnes, produtos lácteos, ovos, oleaginosas em geral — recomenda.
Comer mais que o normal e não se exercitar são os dois motivos que fazem as pessoas engordarem no inverno.
— É preciso vencer a preguiça e manter a rotina de exercícios diários, além de não esquecer de fazer as refeições no horário certo e não esquecer da hidratação — orienta Carolina.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde