Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Praticidade: confira dicas para pintar a casa

Reformar a casa, mudar a decoração ou pintar as paredes ajuda a melhorar o astral dos moradores

Redação iBahia • 27/10/2018 às 12:19 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Que tal renovar o lar? Reformar a casa, mudar a decoração ou pintar as paredes ajuda a melhorar o astral dos moradores. Caso tenha escolhido pintar o imóvel vale conferir as dicas de Ádame Silva, chefe de mercado de tintas da Telhanorte, para que a aplicação da tinta, esmalte ou verniz.

Foto: divulgação

- Proteja o chão: plástico bolha ou papelões ondulados são itens que resolvem de maneira prática e barata a necessidade de proteger o chão. Esses materiais evitam possíveis necessidades de manutenção de uma superfície por manchas.

- Tipos de pinceis e rolos:
procure ver as possibilidades de rolos e pinceis para aplicação das tintas. Existe tipos com capacidade de antirespingo e rolos de alta resistência para superfícies porosas. Escolha as opções que mais facilitam seu trabalho de acordo com a finalidade.

A versão em espuma é indicada para esmalte, verniz e óleo. Os de lã de carneiro destinam-se a tintas à base de água, látex PVA e acrílica. Os de pelo baixo (5 a 12 mm) são usados em superfícies lisas; os de pelo médio (19 a 22 mm) vão bem em bases semirrugosas; e os de pelo alto (25 mm) devem ser utilizados em paredes rugosas ou texturizadas. Para lugares mais altos, um extensor de rolo será essencial.

- Preparação da parede: as paredes que receberão a nova pintura devem estar tratadas, ou seja, preparadas para receber a tinta. Dessa forma, é preciso que se tenha lixas adequadas ao tipo de superfície (exemplos: lixa madeira, lixa parede, lixa massa, lixa ferro).

- Esteja preparado para imperfeições: tenha massa corrida ou acrílica no processo de preparação da parede para prevenir situações de imperfeição. Esses itens demandam ainda comprar acessórios como desempenadeiras e espátula.

- Acessório da pintura:
as fitas adesivas são excelentes opções para evitar que a pintura não fique uniforme. Esse item contribui no acabamento de bordas, rodapés, batentes, juntas e até mesmo para a formatação de desenhos geométricos, uma grande tendência de decoração na pintura ton-sur-ton ou degrade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração